Saiba o que deve ser observado em porteiros de condomínios

Tempo de leitura: 3 minutos

A violência nos grandes centros urbanos e até mesmo nas pequenas cidades, que antigamente eram consideradas tranquilas, tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. É por isso que, cada vez mais, os porteiros de condomínio devem ser treinados e bem capacitados para executar suas funções da melhor forma possível. Então, se você é síndico ou morador de um condomínio, confira nossa lista com o que deve ser observado em porteiros de condomínio.

Atenção ao trabalho

Qualquer descuido por parte do porteiro pode causar grandes transtornos. É por isso que esse profissional precisa ser muito atento e evitar as distrações como assistir televisão, ficar na internet ou ter conversas longas com os moradores. Isso não quer dizer que o porteiro precisa ser uma pessoa fria ou antipática, ele pode sim ter um bom relacionamento com as pessoas que vivem no condomínio, no entanto, deve estar ciente de que está em seu local de trabalho e que sua função exige muita atenção.

Qualificação profissional

É essencial que os porteiros de condomínios sejam bem qualificados profissionalmente, tendo formação como segurança profissional. Uma boa dica para quem irá contratar um porteiro é escolher policiais aposentados ou que tenham se afastado da função por algum motivo. Desse modo, se terá a certeza de que o profissional tem o treinamento e habilidade necessária para a função.

Discrição

Por estar sempre de olho em quem entra e em quem sai do prédio, é comum que o porteiro de um condomínio saiba qual é a rotina dos moradores do local, conhecendo os horários que as pessoas saem para trabalhar e que voltam para casa, por exemplo. Em casos assim, o porteiro precisará agir como profissional e evitar falar com outras pessoas detalhes pessoais da vida dos moradores, não causando constrangimentos ou se metendo na vida privada de cada um.

Boa comunicação

Ter um vínculo de amizade com os moradores é muito importante para que as pessoas se sintam seguras com o porteiro e também fiquem a vontade para fazer qualquer denúncia ou questionamento. Por esse motivo, os porteiros precisam ter uma boa comunicação, tratando os moradores sempre com simpatia e cordialidade, porém reconhecendo seus limites e não extrapolando em suas ações, evitando a invasão de privacidade.

Não são necessários diálogos muito longos. Na maioria das vezes o bom e velho “bom dia” já pode ser suficiente para estreitar os laços de amizade com os condôminos.

Autocontrole

O porteiro precisa ser uma pessoa calma e que saiba se controlar, sem perder a razão com facilidade. Na profissão, os momentos de tensão são comuns e é por isso que esse tipo de profissional deve ser uma pessoa centrada e bem equilibrada emocionalmente.

Contratar porteiros de condomínio nem sempre é uma tarefa tão fácil como parece em um primeiro momento, afinal é a segurança de todos os condôminos que está em jogo. Por isso, uma boa saída para síndicos, pode ser a opção pelo serviço de portaria remota, no qual o atendimento é feito à distância, por profissionais qualificados que garantem um serviço de muita qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso post sobre a contratação de porteiros! Aproveite e faça download gratuito para conhecer nosso sistema.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *