6 motivos pelos quais você deve investir em um condomínio sustentável

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se fala em edifício ecológico ou sustentável, é comum pensarmos em altos custos de instalação. Ainda que a adequação de uma construção comum exija investimentos, é importante lembrar que o uso de práticas e novas tecnologias só tende a gerar benefícios que possam ser de curto e/ou longo prazos. Além da adoção de sistemas e materiais modernos, a manutenção de um prédio eficiente também pode ser garantida com a contribuição de seus usuários.

Para você que se preocupa com a satisfação dos moradores, listamos motivos suficientes para apostar no condomínio sustentável.

6 motivos para investir no condomínio sustentável

Nos últimos anos, o tema da sustentabilidade se mostrou importante em diferentes tipos de habitação. Por este motivo, é comum encontrar novas famílias interessadas em moradias que respeitem e valorizem os recursos naturais. Além do equilíbrio com a natureza, este tipo de construção gera diversas vantagens aos proprietários. Entenda:

1. Economia financeira

A adoção de sistemas e materiais mais eficientes faz parte das estratégias para tornar uma edificação mais sustentável. A vantagem é que, ao passo que se diminui o consumo de recursos, também são reduzidos consideravelmente os custos do condomínio.

Uma cisterna ligada às calhas é um exemplo de solução para economizar água, já que sua reserva pode ser aproveitada em lavagem de carros, pisos e irrigação de plantas. Já a energia elétrica pode ter seu consumo reduzido a partir da instalação de placas solares e sistemas de iluminação com sensores de presença. Os investimentos feitos com equipamentos e tecnologias será compensado com a diminuição do consumo.

2. Aproveitamento de resíduos

O controle do lixo gerado nas unidades residenciais é uma prática valorizada nos condomínios porque facilita a vida dos moradores. Sua adoção se dá a partir da coleta seletiva e destinação adequada de cada tipo de resíduo. Nesse caso, todo lixo seco deve ser separado para a reciclagem no sistema público. O lixo orgânico — cascas, frutas, vegetais — pode ser reaproveitado em um processo de compostagem, que transformará o material em adubo para o jardim ou horta do prédio.

3. Espaços mais agradáveis

Edifícios sustentáveis são conhecidos pela forte presença de vegetação, mas isso não tem a ver somente com estética. Como uma espécie de cobertura e barreira natural, as plantas de grande e pequeno porte geram sombra e controlam a temperatura no prédio. Com a escolha adequada das espécies, é possível cultivá-las no telhado verde e nos vazios de pisos ecológicos permeáveis.

Um projeto sustentável também valoriza o percurso solar e a origem dos ventos para obter o máximo de cada recurso nas moradias. O resultado vem na forma de conforto térmico em todas as estações e experiências mais agradáveis para o lazer de adultos, crianças e animais.

4. Menor manutenção

A otimização no uso de recursos como água e energia também gera economia com trabalhos de reformas nos sistemas do condomínio. Isso ocorre porque a adoção de equipamentos alternativos faz com que as instalações tradicionais trabalhem menos e, consequentemente, durem muito mais tempo. Por este motivo, possíveis gastos gerados com serviços de manutenção e reparos são reduzidos.

5. Valorização do edifício

Com a valorização da sustentabilidade na sociedade, um condomínio que respeita a natureza acaba tendo seu valor de mercado aumentado. Consequentemente, uma possível venda das unidades se torna facilitada, trazendo benefícios a todos os proprietários do prédio. Tal condição também se torna um incentivo para que os moradores adotem e mantenham as práticas sustentáveis no seu dia a dia.

6. Qualidade de vida

Não poderíamos deixar de citar a importância do condomínio sustentável para o bem-estar dos moradores. Em uma construção equilibrada e que aproveite o máximo de cada recurso, é esperado que as pessoas vivam com mais energia e saúde. Assim, manter um edifício por meio de práticas ecológicas é garantir mais qualidade de vida para todos os usuários que compartilham seus espaços.

Mais do que o apoio de ideias inovadoras, um condomínio sustentável também demanda empenho constante para a conscientização dos moradores. Nesse trabalho, o síndico tem papel de extrema importância na orientação das boas práticas que trarão benefícios a todo o conjunto.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então acompanhe o nosso trabalho através do Youtube, Linkedin e Facebook e faça download gratuito do nosso aplicativo!

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *