5 mitos que um síndico de condomínio não pode acreditar

Tempo de leitura: 4 minutos

Ser um síndico de condomínio não é uma tarefa fácil! É preciso administrar com excelência a relação entre os moradores e manter tudo em ordem. Por isso, várias regras e convenções sociais permeiam na vida de um prédio, devendo ser levadas a sério.

Entretanto, é muito importante tomar cuidado com alguns mitos em relação à vivência e à organização de um condomínio. Para ajudar você com isso, no post de hoje, apresentamos as principais ideais errôneas que envolvem o síndico de condomínio, para que você possa livrar-se desses problemas ou manter-se sempre longe deles. Vamos lá?

Mito 1: O zelador pode cobrir as folgas do porteiro

O mito mais comum que ronda os condomínios é o de que o porteiro pode ser substituído pelo zelador em determinadas ocasiões, como folgas. Pois saiba que isso não é verdade, pois significaria que seu zelador estaria realizando dupla função!

Se isso acontecer, você corre sérios riscos de ter que lidar com problemas trabalhistas. Afinal, o acúmulo de função não é permitido, a menos que o funcionário seja devidamente pago para isso. O correto, portanto, é contratar alguém que possa cobrir os turnos de descanso e as férias do seu porteiro. Dessa maneira, a rotina e as funções do zelador não são comprometidas, e você age de acordo com os direitos do trabalhador.

Mito 2: O condomínio não precisa investir em um software de gestão

Muitos ainda acreditam que somente grandes empresas precisam de um software de gestão. Pensar assim em pleno século XXI e em meio a todas as tecnologias atuais é uma loucura! Acredite: o seu condomínio só vai sair ganhando se você investir em um sistema desses.

Escolha um software específico para condomínios, que possa te ajudar a agilizar processos internos e também facilitar a administração eficiente de todos os setores. Com ele, você terá mais controle sobre as informações, atualização de dados, comunicação com a portaria, reserva de áreas comuns e grupos de discussões, dentre outras funcionalidades úteis para seu dia a dia como síndico.

Mito 3: Inquilinos têm o mesmo poder de voto de proprietários

Por mais que todos devam ser tratados de forma igual, com muito respeito, existe certa distinção entre inquilinos e proprietários na hora de participar de decisões do condomínio. Um inquilino só pode votar em assembleias se tiver uma procuração do proprietário do apartamento. Sem o documento, tanto você quanto os outros moradores têm o direito de questionar a validade do voto da pessoa.

Mito 4: O síndico de condomínio deve estar à disposição do prédio 24h por dia

Nada, nem ninguém, pode estar 24 horas por dia à disposição de qualquer coisa. Trata-se, portanto, de outro grande mito, além de algo desumano e desgastante. Como síndico de condomínio, a história não é diferente com você.

Estabeleça um horário específico para cuidar das tarefas do condomínio, de acordo com a sua disponibilidade. Afinal, você também precisa ter tempo para seu trabalho fixo, sua família, lazer, dentre outras coisas, não é mesmo? Fora do horário estipulado, o ideal é que você seja acionado somente em casos de urgência.

Mito 5: O condômino pode alugar sua vaga na garagem para pessoas de fora

Existem muitas dúvidas por trás do aluguel de vagas de garagem em condomínios. Tem gente que fala que pode, e há os que afirmam que não. Mas qual é a verdade?

A atual legislação garante que um condômino pode alugar sua vaga na garagem para outras pessoas, inclusive para aquelas que não moram no prédio. Entretanto, você deve ficar atento ao que foi estabelecido na convenção do seu condomínio, no estatuto e no regulamento interno. Se for um consenso que esse tipo de ação é proibido, então os moradores não poderão alugar suas vagas para pessoas de fora do prédio.

Deu para notar que muitos mitos pairam sobre as funções de um síndico de condomínio, não é mesmo? Esteja sempre atento às informações corretas sobre todas as questões que envolvam seus deveres e direitos, para que você não tenha que lidar com problemas futuros.

Já passou por maus bocados devido a esses mitos? Conhece mais noções enganosas sobre síndicos? Tem outras dúvidas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *