Como ladrões enganam a segurança do condomínio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para driblar as regras de segurança dos condomínios, os ladrões buscam formas cada vez mais criativas e engenhosas. Com isso, frequentemente utilizam disfarces e aproveitam momentos de vulnerabilidade para que possam cometer os atos ilícitos planejados.

Entender como funcionam os métodos de quem burla a lei é especialmente importante para aumentar a prevenção contra ações que possam causar prejuízos materiais e humanos no local.

Quer saber como ladrões enganam a segurança do condomínio? Então continue lendo esse post!

Os disfarces mais comuns

Buscando o passe livre para que possam entrar no condomínio, minutos ladrões procuram fazer isso pela porta da frente por meio de disfarces diversos. Um dos mais comuns é o de entregador, prestador de serviço ou então de oficial de justiça ou policial.

Outra forma que os ladrões tentam driblar a segurança é quando um criminoso tenta entrar no condomínio e outro liga para a portaria, se fazendo passar por um morador que autoriza a ação. Nesse caso, o porteiro pode não seguir as regras de segurança e permitir a entrada de quem busca cometer atos ilícitos.

Outros disfarces mais engenhosos incluem criminosos que se passam para visitantes “surpresa” para um morador e os que fingem precisar de ajuda do lado de fora, aproveitando a brecha para entrar no local.

Os horários preferidos

Em geral, basta um descuido para que uma ação criminosa aconteça no condomínio e isso pode ocorrer a qualquer hora. Porém, dois momentos são especialmente preferidos: à tarde e à noite.

O momento durante a tarde é especialmente utilizado porque, por se tratar de horário comercial, a maioria dos moradores não está em casa. Isso dificulta a verificação de informações e também faz com que o acesso às residências seja mais facilitado.

Já o período da noite também é bastante escolhido devido à diminuição do movimento no local em geral, além de ser um momento de mais movimento com a chegada de moradores e entregadores.

Os momentos de maior vulnerabilidade

Além dos horários em si, há momentos em que o condomínio pode ficar mais vulnerável para que criminosos entrem sem que sejam percebidos. É o caso, por exemplo, de um momento de entrega. Se o zelador ou morador tem contato direto com o entregador, essa situação pode favorecer que o criminoso force a sua entrada.

Outros momentos incluem entrada e saída de funcionários, horário da limpeza da parte externa — quando o portão fica aberto —, festas sem que a lista de convidados seja conferida e também entrada de veículos, especialmente à noite.

A tecnologia como aliada

Com técnicas cada vez mais sofisticadas, os ladrões têm diversas oportunidades para colocar em risco todos os condôminos. Nesse sentido, uma falha humana é algo que ajuda ainda mais esse processo ser realizado.

Por isso, nem sempre contar apenas com um porteiro é a melhor opção. Para diminuir as brechas dadas a pessoas mal-intencionadas, a tecnologia pode ser uma grande aliada e surgir na forma de portaria virtual.

Nesse caso, somente os moradores e pessoas cadastradas poderão ter acesso ao condomínio, além de que há um monitoramento contínuo e em tempo real por parte da empresa contratada. Com isso, as chances de uma invasão acontecer são menores porque há menos oportunidades para os ladrões.

Os ladrões burlam a segurança do condomínio usando disfarces diversos e aproveitando horários e momentos de vulnerabilidade. Para evitar que eles tenham sucesso na empreitada, o uso de uma portaria virtual é especialmente recomendado como uma forma de dificultar o acesso de pessoas não autorizadas.

Seu condomínio anda abrindo alguma dessas brechas? Quais são as suas preocupações de segurança? Conte nos comentários!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *