Como manter segurança das crianças nas férias?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entre o fim de um ano e início de outro, boa parte das crianças estão curtindo as suas férias em casa. Para facilitar a diversão nos tempos de folga, muitos pais aproveitam as opções de lazer disponíveis no próprio condomínio e permitem que os pequenos se juntem aos coleguinhas nas brincadeiras.

Nesse período, é preciso ter cuidado para que uma simples atividade não se torne motivo de preocupação. Continue a leitura e confira algumas dicas para manter a segurança das crianças no condomínio!

Intercale a supervisão com outros pais

O síndico, porteiro e outros funcionários de um condomínio não têm obrigação de supervisionar as crianças. Por esse motivo, é importante que as brincadeiras sejam sempre acompanhadas de um adulto.

Uma boa forma de obter supervisão constante é intercalar a responsabilidade com outros pais. Dessa forma, dá para organizar gincanas, campeonatos e competições de grupo com a garantia de que alguém sempre estará lá para definir as regras e manter os cuidados para maior segurança.

Eleja um mini síndico para cuidar do grupo

Crianças sempre gostam de ser reconhecidas por determinado trabalho exercido, e você pode usar essa característica a favor da segurança. Mantenha a comunicação com outros pais para que esses ajudem na eleição de um mini síndico a cada semana.

A criança escolhida terá o papel de cuidadora do grupo e poderá incentivar as outras a tomarem os devidos cuidados impostos pelos pais. Essa solução deve servir de complemento para a supervisão do adulto, que terá um parceiro a mais na hora de identificar problemas ou situações que demandem intervenção.

Delimite as áreas para a segurança das crianças

Os condomínios residenciais podem ser bastante seguros para crianças, mas contêm espaços que não devem ser acessados, mesmo com a supervisão de um adulto. É o caso das áreas de serviço, onde ficam caixa d’água e casa de máquinas.

Espaços de uso comum, como garagem e piscinas devem ser cercados com barreiras físicas para evitar o acesso dos pequenos. Se possível, mantenha a área de brincadeiras limitada ao playground, já que é um ambiente especialmente projetado para atividades infantis. Nesse caso, certifique-se primeiro de que o mesmo está com a manutenção em dia, não oferecendo riscos.

Converse sobre a prevenção de acidentes

Utilize um tempo da assembleia geral para dialogar com outros moradores sobre a importância de adotar cuidados específicos para segurança. Dessa forma, você garante que todos mantenham um padrão na hora de usar cada espaço do condomínio.

O momento também é ideal para estipular limites que posteriormente serão repassados de pais para filhos. Por exemplo: deve-se garantir que as brincadeiras e demais atividades não ultrapassem o horário das 22 h. Além de manter a boa convivência entre moradores, essa solução ainda evita que a criança vá muito tarde para a cama.

Organize brincadeiras dentro de casa

Atividades lúdicas dentro de casa podem ser uma alternativa mais segura do que as brincadeiras exercidas na área externa do condomínio. Nesse ambiente, a prioridade deve ser dada a jogos mais tranquilos, como tabuleiro, cartas, quebra-cabeças, bonecos e carrinhos.

A leitura de livros infantis em dias chuvosos também é um passatempo interessante, que pode ser dividido entre os pais. Para prevenir o tédio, procure sempre intercalar esses momentos dentro de casa com esportes que exigem grande esforço, como ciclismo e natação.

Viu só como simples hábitos podem fazer a diferença na segurança das crianças dentro do condomínio? Compartilhe sua experiência, deixando seu comentário no post! Aproveite para fazer download gratuito do nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *