5 dicas de segurança do condomínio em época de férias

Tempo de leitura: 4 minutos

Férias, feriados prolongados, recesso escolar… Nesses períodos de descanso, horário livre de sobra para as crianças e folga do trabalho, muitos moradores decidem viajar para curtir o momento em família.

Porém, é justamente nessas épocas de menor circulação de pessoas na cidade e imóveis vazios que a criminalidade aumenta. Consequentemente, a segurança do condomínio deve ser reforçada.

Para ajudar nessa tarefa, no post de hoje, reunimos 5 dicas para você aplicar na rotina do prédio e torná-lo um lugar mais protegido e livre de ameaças. Continue a leitura!

1. Faça um cadastro dos veículos dos moradores

Antes de os condôminos viajarem, é essencial que eles notifiquem por escrito se deixarão ou não seus automóveis na garagem do prédio. Em caso positivo, faça um cadastro desses veículos, contendo todos os dados importantes, e avise a medida aos zeladores e porteiros.

Dessa maneira, caso seja notada alguma movimentação suspeita e seja percebida a saída de um carro do condomínio durante a ausência dos moradores, as medidas necessárias poderão ser tomadas.

2. Invista em equipamentos de segurança do condomínio

Os equipamentos eletrônicos são outra alternativa eficaz no combate à criminalidade. A cada ano, são lançadas novas ferramentas, serviços de ponta e produtos extremamente eficazes para serem instalados em seu prédio.

Por isso, vale a pena verificar como investir na segurança do condomínio através desse aparato tecnológico. Câmeras de segurança, cercas elétricas, guaritas blindadas e iluminação com sensores infravermelho são apenas algumas opções muito eficientes.

3. Aposte em alarmes monitorados para o prédio

Além do aparato indicado no tópico anterior, outra opção cômoda e efetiva contra ladrões é a instalação de alarmes monitorados no prédio.

A partir de um painel de controle, canais de comunicação internos, sirenes e sensores de identificação e de movimentos, o sistema garante monitoramento 24 horas por dia por uma equipe especializada.

Por fazer uso de um sistema wireless, é mais difícil que alguém consiga desativar o alarme. Além disso, a empresa responsável pela instalação e vigilância fornece segurança extra no período de férias, devido à menor movimentação nas ruas e bairros.

4. Fique atento a movimentações estranhas na casa dos moradores

Durante as férias, é bastante comum que as famílias viagem e deixem suas residências vazias. Nesses casos, é importante que você seja informado, para que possa ficar em alerta a quaisquer movimentações estranha nos apartamentos.

Além disso, os funcionários responsáveis pela portaria também devem ser avisados. Isso evita que visitantes, especialmente aqueles mais frequentes, sejam liberados quando não há ninguém para recebê-los.

5. Oriente os condôminos

Essa talvez seja uma dica mais simples, mas que costuma ser deixada de lado na maioria dos condomínios. Por isso, faça diferente e mostre aos moradores a preocupação e o zelo pelo bem de todos.

Seja em uma assembleia, através de cartilhas ou por meio de avisos em elevadores e outras áreas de circulação, oriente-os sobre os procedimentos essenciais antes de viajar. Destaque a discrição sobre o destino e a data da viagem, por exemplo, pois são informações que devem ser dadas apenas a familiares e amigos próximos.  

Outra sugestão é que, durante o período de férias, os condôminos suspendam a entrega de itens e outros produtos, como jornais e revistas. Caso não seja possível, guarde-os na portaria até o retorno dos moradores.

Também é importante ressaltar o cadastro de visitantes autorizados em sua ausência e lembrá-los da necessidade de verificar os registros de gás e água, para garantir que ambos estejam devidamente fechados e não haja nenhum incidente.

Com a aplicação de nossas dicas, você garantirá a segurança do condomínio e a tranquilidade dos moradores quando eles retornarem para os seus lares. Assim, todos poderão curtir o descanso e a tranquilidade proporcionada pelas férias sem estresse.

Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação com os condôminos, administrar o edifício de maneira mais eficiente e garantir o bem-estar físico de todos? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar!

 

Baixe o app Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *