Saiba como cuidar da área de lazer do seu condomínio

Tempo de leitura: 4 minutos

O síndico de um condomínio precisa estar atento não apenas às questões financeiras, mas aos cuidados com a área de lazer.

Isso porque são nesses locais que os condôminos têm a oportunidade de socializar e promover suas confraternizações.

Por isso, preparamos este post sobre como cuidar das áreas de lazer do seu condomínio e algumas dicas de segurança.

Piscina

A piscina costuma agregar bastante valor ao condomínio, mas também pode representar certo perigo aos banhistas. Por isso, o síndico deve impor alguns cuidados com a piscina, bem como regras de conduta e de segurança.

Entre essas medidas, podemos destacar a imposição de dia e horário de uso e as normas quanto ao uso por não moradores. E, ainda, a necessidade de apresentação de atestado médico e a exigência de os menores estarem sempre acompanhados por um adulto responsável.

Além disso, é preciso adotar medidas para limpeza e manutenção não só da piscina, como do seu entorno.

Salão de festas e churrasqueira

O primeiro cuidado com o salão de festas e com a churrasqueira do condomínio deve ser a necessidade de reservar o local com uma antecedência mínima prevista no regimento interno. Isso garante a organização do prédio e impede desavenças entre os vizinhos.

Para o seu bom uso, é necessário impor limite de horário e de duração do evento, assim como limite quanto ao volume do som, de forma a não perturbar os demais condôminos. Recomenda-se, também, estabelecer um limite de uso anual para cada condômino a fim de evitar o monopólio por parte de poucos.

Para evitar conflitos entre os vizinhos e o uso educado do lugar, o regimento interno pode estabelecer a imposição de multas e sanções para o caso de descumprimento de quaisquer normas. E, ainda, a exigência de um depósito prévio como garantia para o reparo de eventual dano provocado.

Playground e brinquedoteca

O uso do playground e da brinquedoteca deve obedecer a algumas regras. Isso porque são usados por crianças e, portanto, devem garantir a segurança delas.

Por isso, é importante impor normas para a utilização de cada brinquedo, como o estabelecimento de idade, peso e altura a fim de respeitar as normas de segurança.

É importante, também, estabelecer que até certa idade elas apenas possam frequentar estes lugares acompanhadas por um responsável.

Além disso, a manutenção dos brinquedos deve ser feita regularmente de acordo com as especificações do fabricante. Somente os brinquedos aprovados pelo Inmetro devem ser comprados e deixados à disposição das crianças.

Já a instalação do playground deve obedecer às especificações técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre elas a exigência de que os brinquedos tenham as pontas arredondadas, sejam pintados com tintas atóxicas, tenham os parafusos embutidos e galvanizados e não soltem fiapos.

Outro cuidado é em relação ao piso, que deve ter algum tipo de amortecimento, como areia, gramado ou placa de espuma EVA. Isso porque as quedas em pisos como cimento e asfalto podem gerar machucados mais graves.

Portaria remota

Para garantir a segurança de todas essas áreas de lazer, recomenda-se a instalação da portaria remota ou virtual. Uma forma de controlar a entrada no condomínio sem a necessidade da presença física de um porteiro.

A portaria remota monitora a movimentação no prédio a distância, 24h por dia, por meio de uma central de monitoramento. Essa central reconhece os moradores, por meio da biometria ou da radiofrequência, e autoriza sua entrada.

Além disso, em caso de qualquer movimentação suspeita a central de monitoramento aciona seu sistema de segurança e pode chamar a polícia, antes mesmo que os moradores percebam o risco.

Outra forma de garantir a segurança de todas essas áreas de lazer é por meio da instalação de alarme. Sensores de presença, botões do pânico, cercas eletrificadas e outros dispositivos são programados para acionar a central de monitoramento em caso de anormalidade no condomínio. Em segundos, a central recebe o alarme e toma as medidas necessárias.

Cuidar da área de lazer do condomínio é essencial para garantir a boa convivência entre os vizinhos e seus visitantes. E a melhor forma dessa convivência acontecer com segurança é com a instalação do controle remoto e de alarmes.

Gostou do post? Então deixe seu comentário e faça download gratuito do nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *