Segurança em condomínio: quais são os cuidados que devo ter com elevador?

Tempo de leitura: 3 minutos

Por ser uma das opções de moradia mais procuradas nos últimos tempos, devemos ter cuidado com todos os aspectos que envolvem a segurança em condomínio. Portaria, vigilantes, câmeras e também com os elevadores. Afinal, eles dão acesso a todos os andares, são usados por visitantes e são responsáveis pelo vai e vem de todos os moradores.

Temos que ficar atentos à capacidade deles, peso permitido nos elevadores de carga, manutenção e acesso geral, inclusive na casa das máquinas. Neste post, mostraremos como manter os elevadores funcionando perfeitamente, além dos cuidados necessários referentes ao acesso para eles. Confira:

Cuidados básicos

Alguns cuidados essenciais para a boa manutenção do elevador devem ser passados aos moradores e visitantes. Evitar apressar o fechamento das portas, assim como apertar várias vezes o mesmo botão, evitando desgaste. Não o bloqueie com objetos e nem interrompa o fechamento das portas seguidamente.

Como é usado também por crianças, elas devem ser instruídas a não fazer movimentos bruscos, apertar vários botões ao mesmo tempo, pular dentro deles ou ficar colocando as mãos na porta. Como todo local fechado, é proibido fumar dentro dos elevadores. É importante ter cuidado especial ao número máximo de passageiros e à carga total permitida para cada modelo. Além do perigo, carga excessiva acarreta desgaste e prejuízo no futuro, talvez até com a necessidade de troca total da unidade.

Cuidados extras

Ao tomar o elevador, é preciso esperar que ele esteja parado completamente e nivelado ao chão, caso contrário não pode ser usado. Por falha mecânica, às vezes a porta se abre sem que a cabine esteja no vão, é necessário tomar cuidado com isso. Entrar e sair sempre com calma, evitando colisão com outras pessoas, é muito importante. Mesmo sendo um equipamento com manutenção constante, ele pode ter algum pequeno problema eventualmente.

Caso pare entre dois andares, é necessário manter a calma, pois ele não corre o risco de cair. A pessoa deve acionar o botão de alarme e utilizar o telefone, caso o elevador possua. Em seguida, deve aguardar calmamente até que o zelador ou a empresa responsável resolvam o problema. É importante lembrar não se deve forçar a porta para sair. Em caso de incêndio, nunca utilizar os elevadores. Também é preciso respeitar o plano de abandono, que todo condomínio deve ter, utilizando escadas e porta corta-fogo.

Vigilância e monitoramento

Cada condomínio tem suas regras e normas, mas hoje em dia é desejável que todos os elevadores tenham câmera de vigilância instalada. Todo morador pode ter acesso às gravações dela, pois é uma área comum e que recebe visitantes com frequência. Para utilizar elevadores, convidados e trabalhadores contratados devem ser devidamente identificados. O porteiro, vigilantes e os próprios moradores devem ter cuidado especial ao acesso à casa das máquinas dos elevadores. É ela que faz eles funcionarem, e qualquer manutenção e reparo devem ser feitos por profissionais especializados. Toda carga deve ser levada no elevador específico, pois além de não atrapalhar o fluxo dos moradores, eles são protegidos contra pequenas avarias que possam acontecer. É necessário respeitar os prazos estipulados para manutenção ou até troca dos aparelhos, e é dever informar aos moradores qualquer mudança.

Não é difícil manter a segurança dos elevadores. Basta seguir as normas e ficar atentos aos detalhes de uso e conservação. Assim, junto com outras medidas, é possível manter a segurança em condomínio. A tecnologia ainda por cima pode ser uma grande aliada nesse processo.

E você, como tem feito para garantir que os elevadores do condomínio permaneçam seguros? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *