índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Criar estratégias para aumentar a eficiência nas escolhas e decisões tomadas em um condomínio é um desafio para qualquer síndico que se preze. Afinal, ao tomar decisões você procura atingir o bem comum e não apenas aquilo que lhe parece certo ou errado, não é mesmo?
E para conquistar esse objetivo, nada melhor do que aplicar uma pesquisa de satisfação. Quer mais motivos para desenvolver uma pesquisa entre os seus condôminos? Então continue lendo e confira.
As pessoas se manifestam de forma mais aberta
Geralmente, as pessoas têm medo ou vergonha ao se manifestar em reuniões e assembleias de condomínio. Por esse motivo, ao responder uma pesquisa de satisfação, é comum que os condôminos se sintam mais à vontade para criticar ou sugerir ações de melhoria.
Uma ideia interessante também é permitir o preenchimento dos questionários no anonimato, assim a adesão será ainda maior e as respostar ainda mais sinceras.
As decisões serão tomadas com base em dados reais
Para que a sua gestão como síndico seja considerada um sucesso pelos moradores, as estratégias que você escolhe adotar devem ter a menor margem de erro possível.
E com a pesquisa de satisfação, você saberá exatamente qual é a opinião da maioria dos condôminos, e esses dados reais nortearão suas decisões, evitando assim o erro ou a desaprovação.
Fazer pesquisas não é algo caro
Você não precisará investir muito dinheiro para desenvolver uma pesquisa de satisfação. Nem mesmo o gasto com a impressão dos questionários é necessário.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, você pode usar de ferramentas digitais como o Google Drive para criar questionários, que podem ser enviados para os moradores por e-mail ou intranet.
Outra vantagem de adotar essa metodologia é que o próprio aplicativo gera automaticamente os relatórios com a opinião dos respondentes, não necessitando assim o investimento em uma pessoa ou software para realizar a tabulação da pesquisa.
Os laços entre administração e condôminos serão aperfeiçoados
Ao realizar uma pesquisa de satisfação, os moradores do condomínio perceberão que você é um síndico que pensa no coletivo e que não adota estratégias apenas pelo seu feeling. Esses princípios do planejamento participativo estão em alta em situações como a administração pública das cidades e podem perfeitamente ser adaptados para a realidade de um prédio ou conjunto de moradores.
Estreitar os laços com os condôminos é importante, pois assim eles terão mais confiança em você para tratar de qualquer assunto, por mais “chato” ou inconveniente que ele seja.
Viu como a aplicação de uma pesquisa de satisfação entre os moradores pode ser um diferencial na sua gestão como síndico? Então não perca tempo, comece a elaborar seus questionários agora mesmo e já anuncie essa novidade na próxima assembleia de moradores.
Agora, caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse tema, ou até mesmo queira saber mais sobre a elaboração de questionários, deixe um comentário no espaço abaixo e responderemos logo que possível. É sempre um prazer contar com a sua participação aqui no nosso blog! Até a próxima!
Conheça o app Condlink.