Como ter um bom relacionamento com 5 tipos de vizinhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Depois de um dia cansativo de trabalho, tudo o que queremos é ter uma boa noite de sono. Mas, quando você finalmente cai na cama, é surpreendido pelos latidos dos cachorros do vizinho. Você vira de um lado para outro, na esperança de que o barulho logo acabe, mas, pelo contrário, ele só aumenta. Resultado, mais uma noite sem dormir. Esse é apenas um dos problemas enfrentados em sua vizinhança. Vamos conhecer alguns tipos de vizinho que ninguém quer ter por perto e aprender a lidar com eles.

Conheça os 5 tipos de vizinho indesejados

1. O mestre de obras

Como o próprio nome sugere, esse é aquele vizinho que não para de fazer reformas no apartamento. Eis uma coisa que sempre gera dor de cabeça. Barulho irritante de furadeira, batidas de martelo, entre outros. 

No entanto, lidar com esse tipo de vizinho é mais fácil do que se imagina. Atualmente, há leis que limitam o tipo e a frequência das reformas. Além disso, não é uma boa ideia tratar do assunto diretamente com o vizinho. Em vez disso, procure o síndico do prédio ou do condomínio.

2. O amante de animais

Brigas relacionadas a animais de estimação estão entre as mais comuns, chegando a 30% dos casos. Obviamente, seu vizinho tem uma relação de afeto com seu bichinho de estimação. Por isso, todo cuidado é pouco.

Em muitos casos, reclamar do animal de estimação é equivalente a reclamar de crianças. Por isso, mantenha a calma. Em alguns casos, talvez seja melhor deixar um bilhete ou dar um telefonema. Seja cortês ao falar do problema. Sua gentileza pode acalmar a situação. Informe-se sobre o que é permitido no prédio ou condomínio em relação à criação de animais de estimação.

3. Família problemática

Nada é mais desagradável do que acompanhar as brigas e discussões de seu vizinho, como se estivessem acontecendo na sala de sua casa. Esse também é um problema bastante comum. Mas atenção para uma palavra de cautela: às vezes, o que parece discussão, pode ser uma forma diferente de comunicação.

Em alguns casos, o envio de uma carta curta, direta e educada pode resolver o problema. Caso ele persista, procure saber a opinião de outros vizinhos e leve o assunto à roda para discussão. Se, ainda assim, não houver melhora, procure o síndico. Além do mais, se notar indícios de abusos contra crianças ou idosos, acione a polícia.

4. O festeiro

“Lá vem o final de semana”, você pensa. Não passa um fim de semana sem que o seu vizinho faça uma festa regada a muita bebida e muito barulho. Ao contrário do que muita gente faz, não se apresse em chamar a polícia.

Primeiro, se a festa for de aniversário, casamento ou outra comemoração esporádica, o melhor é respeitar. Afinal, vez por outra, você também pode estar na mesma situação. Mas quando festas descontroladas se tornam rotina e ultrapassam as 22h, o diálogo é necessário. Se não houver acordo, deve-se levar o assunto ao síndico. 

5. Vizinho “desligado”

É aquele que esquece a porta do prédio aberta, deixa as lâmpadas dos corredores acesas, coloca o lixo no dia errado ou estaciona na vaga alheia.

Muitos que agem assim não o fazem por maldade, parece que faz parte de sua personalidade. Nesses casos, apenas lembrá-los das regras pode ser suficiente. Se a pessoa não se corrigir, poderá informar ao síndico, que talvez lhe aplique uma multa. É mais fácil se corrigir quando o problema dói no bolso.

Certamente, há muitos tipos de vizinho agradáveis também, mas seguindo as dicas acima ficará mais fácil lidar com os tipos difíceis e você poderá ter uma convivência pacífica com eles.

Gostou das dicas? Use as redes sociais e compartilhe com seus amigos!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *