Síndico de condomínio: saiba como cuidar da sua piscina

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a chegada do verão, é certo que a quantidade de frequentadores das piscinas aumenta radicalmente. O calor e o sol forte soam como um convite muito atrativo para que as pessoas se refresquem, nadando e se divertindo na água.

No caso de condomínios, o número de banhistas pode ser ainda maior. Por isso, é necessário que todo síndico de condomínio esteja a postos e totalmente preparado para lidar com as questões relacionadas a essa área de lazer.

Neste post, traremos as principais dicas na hora de garantir o cuidado com as piscinas. Não deixe de conferir!

Limpeza

Entre os procedimentos essenciais de limpeza, podemos citar os seguintes:

  • Mistura do cloro;

  • Aspiração das áreas sujas;

  • Limpeza da borda da piscina;

  • Cuidados com as cadeiras, os colchões e o piso ao redor da área de natação;

  • Limpeza mensal do gradil;

  • Tratamento diário da água nos dias de verão;

  • Controle diário do índice de pH;

  • Utilização de cobertura protetora para a piscina;

  • Estoque de produtos de limpeza.

Nos condomínios, é importante que um dia da semana, pelo menos, seja destinado à realização das manutenções gerais. Para as bombas elétricas e hidráulicas, é necessário que uma manutenção seja feita mensalmente por uma empresa especializada.

Utilização de cloro e de produtos químicos

Quando utilizado em excesso, o cloro pode provocar o ressecamento da pele e dos cabelos e causar irritação nos olhos. Além disso, o produto é extremamente prejudicial para pessoas alérgicas, asmáticas ou que possuem rinite.

Mas não se preocupe! Existem produtos no mercado com a mesma finalidade do cloro e que podem ser facilmente encontrados em casas do ramo. É o caso dos tratamentos com ozônio ou com a utilização de raios ultravioletas. Tais tratamentos possuem efeito germicida, garantindo, assim, a qualidade na manutenção das piscinas.

Caso você utilize cloro granulado e algicida, nunca adicione os dois produtos no mesmo dia. O mais aconselhável é que o cloro granulado seja aplicado à noite. Caso aplicado durante o dia, o efeito solar pode decompor o produto, diminuindo ou até mesmo eliminando a eficácia.

Cuidados com crianças: prioridade para o síndico de condomínio

Quando falamos sobre cuidados necessários para se ter com a piscina, a maioria das pessoas pode pensar apenas em limpeza e manutenção com produtos químicos. No entanto, muitas delas se esquecem de um dos cuidados que deveria ser o maior de todos: a precaução com as crianças.

No caso de condomínios, é necessário que algumas regras sejam seguidas à risca, principalmente para garantir a segurança dos pequenos. É imprescindível que um funcionário salva-vidas devidamente treinado esteja presente durante todo o horário de funcionamento das piscinas. Além disso, as crianças (principalmente as que não sabem nadar ainda) devem utilizar boias de braço e contar com adultos que possam acompanhar a diversão segura dos pequenos.

Gostou de ler nossas orientações sobre limpeza e manutenção da sua piscina? Você também é síndico de condomínio e tem outras dicas para compartilhar com nossos leitores? Deixe seu comentário no post. Queremos ouvir o que você tem a dizer!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *