5 dicas de gestão de pessoas para síndicos

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Liderar pode parecer fácil quando visto de fora, porém só quem assume o papel de líder sabe como isso pode ser complicado durante alguns momentos.

O síndico de um condomínio, por exemplo, além de ter de organizar as reuniões com os condôminos, de estar ao dispor de todos os moradores para ouvir os problemas e sanar dúvidas, ainda tem mais mil e um problemas para resolver no dia a dia.

E, quem pensava que a gestão de pessoas se aplica apenas às empresas, muito se engana. Esse tipo de gestão também pode ajudar bastante a um síndico na hora de assumir o verdadeiro papel de líder e lidar com o pessoal, fazendo uma gestão diferenciada, com maior foco e muito mais produtividade.

Por isso, continue a sua leitura e confira 5 dicas de gestão de pessoas para síndicos que podem fazer muita diferença na hora de lidar com os condôminos.

1. Saiba ouvir

Ouvir aparentemente se tornou um desafio para as pessoas. Muitos querem ser ouvidos, mas são realmente poucos que realmente conseguem ouvir os outros.

E não se trata apenas de sentar e escutar o que os outros têm a lhe dizer, é mais que isso. É preciso prestar atenção, ter empatia e realmente entender o que a outra pessoa está querendo lhe dizer.

Se você como síndico, o líder dos moradores do condomínio, conseguir ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, poderá melhorar a comunicação e será muito mais fácil identificar problemas que, muitas vezes, estão escondidos. Pois é importante compreender que outras pessoas podem acabar percebendo situações que você ainda não percebeu.

2. Busque por melhorias

Peça para seus condôminos que eles também deem suas opiniões sobre a sua gestão, para que você possa analisar de uma maneira mais prática. Envolva os moradores e coloque-os como corresponsáveis com o bem estar do condomínio e, mais uma vez escute o que eles têm a dizer.

Além disso, procure sempre aprender mais e entender mais sobre suas demandas, suas obrigações e tente descobrir o que pode ser melhorado.

Deixar uma caixinha anônima de sugestão, criar bate-papos mais informais podem ser boas formas de quebrar o gelo e estimular os moradores a falar.

3. Ofereça maior autonomia

Esqueça aquela estrutura engessada que acaba por limitar a função das outras pessoas – isso é desmotivante e ainda diminui a produtividade com burocracia e outros fatores que interferem.

Quando o síndico é capaz de oferecer um pouco que seja de autonomia para os moradores, delegando tarefas ou permitindo que alguns assuntos sejam resolvidos sem tanta interferência, a relação entre vocês tende a melhorar e se tornar de confiança.

Essa atitude fará com que os condôminos se sintam mais importantes na comunidade, mas livres e até mais contentes.

4. Estimule a participação

Muitas pessoas não gostam de participar das assembleias do condomínio e, quando comparecem acaba na maioria das vezes sendo apenas de corpo presente.

Por isso, é importante estimular a participação do pessoal. Tente criar reuniões menos maçantes e não falar apenas de problema atrás de problema: se aconteceu algo legal, se alguém teve uma boa iniciativa, elogie e comemore.

Se você quebrar o gelo e criar um ambiente um pouco mais descontraído certamente as pessoas estarão mais dispostas a participar das reuniões e da solução de problemas. Que tal ao invés de uma simples reunião marcar um almoço especial, por exemplo?

5. Seja transparente

Não tente transparecer uma situação que não é real. Se o momento pelo qual o condomínio está passando não é favorável, seja sincero com o pessoal e explique a situação.

Dessa forma, você estará passando maior confiança para o pessoal. Se você cometeu algum erro, admita – todo mundo pode acabar errando em algum momento.

Se você largar um pouco aquela postura de síndico que administra com punhos de ferro e assumir o papel de um verdadeiro líder, certamente a situação aí no seu condomínio poderá melhorar em muito para você e para todos os outros moradores!

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Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

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