índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Atenção, síndico! Não pense que é só no seu prédio que os moradores reclamam da falta de produtividade das assembleias ou reuniões de condomínio. Esse é um mal comum na grande maioria das localidades. A boa notícia é que essa situação pode ser facilmente revertida.
Adotando algumas medidas simples, o síndico e sua equipe poderão tornar as reuniões mais práticas, objetivas e produtivas, fazendo com que as decisões sejam de fato tomadas e que haja menos “enrolação”.
Para ajudá-lo a colocar isso em prática, elencamos 5 dicas para tornar a sua assembleia de condomínio mais produtiva. Não deixe de conferir.
Faça planejamento de pautas
O planejamento de pautas é muito importante e essencial para que a reunião ocorra da forma mais produtiva possível. Você precisa elencar quais assuntos serão debatidos na reunião e definir um período pré-determinado de tempo para falar sobre ele.
Uma dica interessante é separar os assuntos por ordem de importância. Temas que levam menos tempo para serem discutidos, como uma reforma simples no prédio, por exemplo, podem ser tratados antes de outros que geram discussões mais acaloradas, como a implantação de uma taxa extra.
Informe as pautas com antecedência aos condôminos
Para que todos tenham conhecimento dos assuntos que serão tratados em reunião, você deve montar um informativo interno que pode ser enviado para os moradores alguns dias antes da reunião.
Esse envio pode ser feito tanto por e-mail, como por software de comunicação, caso o seu condomínio possua um sistema desse tipo.
Crie regras para as reuniões
Para que a assembleia não se torne uma bagunça, você deve criar algumas regras simples e que devem ser faladas aos moradores logo no início de cada reunião.
Explique, por exemplo, o tempo que cada pessoa tem para fazer comentários e como as opiniões serão debatidas. Isso fará com que não se desperdice tempo com discussões aleatórias ou que não tenham a ver com o assunto que está sendo abordado.
Não permita que outros temas sejam abordados
Deixe claro para os moradores que é necessário manter a objetividade em cada assunto abordado, logo não será permitido que se levantem temas aleatórios durante as conversas.
Não tenha medo de ser ríspido ou parecer grosso quando for necessário fazer uma interrupção. Se alguém “sair da linha”, você precisará cortar a fala e dizer que o tema levantado será tratado posteriormente ou em outra oportunidade.
Distribua as atas na própria reunião
Uma ideia interessante é imprimir as atas da reunião ao final de cada encontro e distribui-las aos participantes. Isso fará com que as pessoas não saiam com a impressão de que nada foi debatido na reunião e também poderão já pensar em ideias de assuntos que deveriam ser levantados nas assembleias que serão feitas em oportunidades futuras.
Nossas dicas foram úteis para você? Vai colocar tudo em prática na próxima assembleia de condomínio? Deixe um comentário aqui no post e conte para nós. A sua participação é sempre muito importante para que possamos aprimorar cada vez mais o nosso conteúdo.
Baixe nosso aplicativo.