Comunicação no condomínio: a importância da relação condômino/funcionário

Tempo de leitura: 4 minutos

Relações entre pessoas nem sempre são fáceis. São opiniões que nem sempre entram em consenso, interesses pessoais que prevalecem e uma série de fatores que acabam influenciando para uma convivência harmoniosa. A situação se torna ainda mais difícil quando envolve hierarquia, em que pessoas devem se subordinar a um líder.

Em condomínios, as relações humanas estão longe de ser um “mar de rosa” e em muitos casos, o relacionamento entre funcionários e moradores acaba atrapalhando a qualidade de vida e o convívio dentro ambiente habitacional.

É preciso entender que um condomínio é uma grande organização social, exigindo que regras sejam estabelecidas e partilhadas por um determinado número de pessoas. E para que haja um bom relacionamento no condomínio, seja entre os próprios condôminos, bem como condôminos e funcionários, é preciso que cada um tenha muito claro qual o seu papel, bem como suas atribuições, direitos e deveres.

No post de hoje daremos algumas dicas de como síndicos podem administrar situações conflitantes por falta de comunicação no condomínio e tornar a convivência harmoniosa. Acompanhe!

Estabelecer um canal de comunicação no condomínio

O síndico tem papel fundamental em manter um bom canal de relacionamento entre condôminos e funcionários. É ele quem dita as regras e que deve acompanhar para que todas elas sejam cumpridas, tanto por funcionários quanto pelos moradores.

É função do síndico estabelecer um canal de comunicação no condomínio por excelência entre moradores e colaboradores. Por exemplo, no caso de queixa de alguma das partes, o síndico deve ser o primeiro a ser notificado e assim poder tomar as providências cabíveis em relação a todos os envolvidos.

É importante considerar que as reclamações de moradores não sejam feitas diretamente por estes aos funcionários, uma vez que pode implicar em situações de assédio moral ou mesmo agressões, podendo até mesmo chegar a uma ação na Justiça do Trabalho. E que caso o funcionário ganhe, todo o condomínio será penalizado.

Delegar tarefas e conscientizar os condôminos

Sendo o síndico a pessoa responsável por manter um ambiente com um bom relacionamento entre colaboradores e condôminos, cabe a ele delegar tarefas aos funcionários e a conscientizar os moradores de que estes são prestadores de serviços para o condomínio, desautorizando qualquer tipo de requisição de pedido de prestação de serviço que venha beneficiar domicílios em particular. O mesmo ocorre no tratamento de síndicos e funcionários — ou seja, um colaborador é prestador de serviços para o condomínio e não para o síndico.

Síndico, condôminos e colaboradores precisam manter uma relação saudável, uma vez que um bom relacionamento influencia o andamento da rotina condominial, assim como estimula os moradores a valorizar o patrimônio e a respeitar a hierarquia dentro do ambiente de moradia.

Manter as obrigações trabalhistas em dia

Para quem trabalha dentro de condomínios, manter uma boa convivência com moradores é uma das motivações para realizar as atividades de forma eficiente dentro do ambiente de trabalho e a manter um convívio agradável com todos. Contudo, quando as obrigações tributárias não são cumpridas o funcionário pode se sentir desmotivado, desvalorizado e passar a não desempenhar como deveria suas funções.

Neste caso, cabe ao síndico manter em dia todas as obrigações trabalhistas pelas quais o condomínio é responsável. Muito além de contrariar a lei que ampara um trabalhador, síndico e condôminos não poderão cobrar comprometimento e dedicação dos funcionários, uma vez que o próprio condomínio não mantém as responsabilidades devidas com eles.

O síndico, dentro de suas atribuições e limites, deverá reforçar o papel e a importância dos funcionários na excelência do condomínio, bem como o respeito que deve haver em relação a moradores e colaboradores.

Gostou do nosso post? Tem alguma experiência para compartilhar sobre a comunicação entre condôminos e funcionários? Conte para nós! Aproveite e faça download gratuito do nosso app!

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *