Por que ter e como controlar a coleta seletiva no condomínio?

Tempo de leitura: 4 minutos

O bem mais precioso que temos é o nosso meio ambiente. Por isso, cuidar bem dele é nosso dever, para que assim nossos filhos, netos e outras futuras gerações também possam aproveitá-lo. Uma forma muito efetiva para contribuirmos para o bem do meio ambiente é passar a fazer a separação do lixo para a reciclagem, para assim mandarmos o mínimo possível de resíduos para o meio ambiente.

Como já sabemos, um condomínio é capaz de produzir muito lixo, afinal, são até centenas de pessoas que o habitam e juntá-las em torno de um mesmo objetivo só trará benefícios para o planeta e para elas mesmas. Por isso, confira aqui como controlar a coleta seletiva no condomínio e por que fazê-lo!

Por que ter coleta seletiva no condomínio?

Imagine que 150 famílias habitam o condomínio. Imagine agora quanto lixo essas 150 famílias são capazes de produzir no seu dia a dia. O lixo depois de coletado é enviado a aterros sanitários, onde são depositados. Quanto mais rápido os aterros sanitários ficarem cheios, mais rápido aumentará o número destes em sua cidade. Logo, é essencial ter uma separação do lixo orgânico, reciclável, entre outros.

Você sabe o mal que os aterros sanitários podem fazer a sua cidade?

Quando chove, o lixo no aterro fica molhado, essa água do lixo escorre para o chão e penetra o solo, podendo chegar aos lençóis freáticos e contaminar a água. Além disso, lixo também emite gases, que podem ser poluentes à atmosfera. Por que fazer sua cidade criar mais aterros se a maior parte do que jogamos no lixo não precisaria ir para esses locais, mas sim ser reciclada?

Fazendo a coleta seletiva no seu condomínio, a quantidade de lixo que vai para os aterros será muito menor. A outra grande parte irá para as empresas de reciclagem, que fazem o reaproveitamento dos materiais como plástico, vidro, metal e papel — materiais que a propósito chegam a demorar até mais de uma vida para se decompor na natureza.

Como controlar a coleta seletiva no condomínio?

O processo de reciclagem no condomínio pode ser um pouco difícil, já que aqui no Brasil ainda não se existe tanto o costume de reciclar e as pessoas tendem a ter um pouco de resistência, alegando não saber separar o lixo ou não ter tempo para isso. Dessa forma, para começar, a distribuição de folders aos moradores ou uma palestra pode ser preciso para explicar aos moradores a importância de se fazer a reciclagem do lixo e como fazer.

Por isso é preciso fazer algumas padronizações para dar certo, por exemplo:

  • O lixo reciclável será separado em lixeiras para cada tipo de material ou os recicláveis irão todos para a mesma lixeira? Se o lixo reciclável for separado, não seria melhor distribuir aos moradores sacos de cores diferentes para cada tipo de material para os funcionários não fazerem confusão?

  • Os funcionários farão a retirada dos reciclados dos apartamentos ou os moradores que depositarão os reciclados em alguma lixeira?

  • É preciso também ter um local para armazenar o lixo reciclável até a coleta ser feita, o que acontece cerca de uma ou duas vezes por semana. O local deve ser ventilado, já que esse material pode ser inflamável. É importante também que o local seja de fácil acesso aos funcionários do prédio e aos que farão a coleta dos reciclados.

Há também ferramentas que podem ajudar o condomínio a controlar tudo o que diz respeito ao lugar, inclusive a coleta seletiva, que são softwares e aplicativos de gestão de condomínios, que facilitarão muito mais a vida do síndico, dos funcionários e dos moradores. Esse tipo de tecnologia fornece as informações do condomínio, comunicados, atualização de dados dos condomínios, comunicação com o síndico e com a portaria, reserva de áreas comuns, grupos de discussão, entre outras funcionalidades.

Então, que tal começar a fazer a coleta seletiva no seu condomínio também e ajudar o meio ambiente? Gostou das dicas? Então siga-nos nas nossas redes sociais e confira muito mais na nossa página no Facebook, em nossa página no LinkedIn e no nosso canal no YouTube!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *