índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Era uma vez um morador comum de um prédio ou condomínio que de uma hora para outra foi eleito síndico e caiu de paraquedas em um novo mundo. Além das novas atividades, esse novo síndico ainda precisa conciliar seu tempo com trabalho e família, tendo uma rotina muito corrida e pesada.
Identificou-se com a historinha acima? Pois é, meu amigo, ser síndico não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem experiência nessa área. Foi pensando em ajudá-lo que elaboramos uma lista com 5 conselhos para síndicos de primeira viagem. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira.
Conheça a legislação vigente
É muito importante que o novo síndico conheça as leis e regras que regem a sua atividade e a administração de condomínios como um todo, como a lei do silêncio, por exemplo.
O novo síndico pode (e deve) contar com um suporte jurídico que lhe dê apoio na resolução de problemas e lhe oriente sobre mudanças e atualizações nos processos legislativos.
Faça um bom controle financeiro
Fazer o bom e velho fluxo de caixa, controlando todas as entradas e saídas de dinheiro que o condomínio teve durante o mês é fundamental para um controle financeiro eficiente.
Vale lembrar que não é apenas as taxas pagas pelos moradores que devem ser incluídas no fluxo de caixa. Toda e qualquer despesa ou entrada extra deve fazer parte do seu relatório financeiro.
Crie assembleias com diferenciais
Um problema muito comum e enfrentado por muitos síndicos é a baixa adesão dos moradores em reuniões e assembleias. É por isso que você precisa investir em diferenciais para sempre ter um público considerável presente nesse tipo de evento.
São ideias interessantes a realização de um coffee break, chamar uma banda para fazer a abertura ou encerramento da reunião, realizar assembleias em clubes ou locais diferenciados, fora do ambiente do condomínio, etc.
Seja transparente
Para ganhar a confiança dos condôminos é muito importante que o síndico aja com transparência. Você pode, por exemplo, enviar e-mails regulares para os moradores contendo os relatórios financeiros e atas das reuniões, para que todos possam ter acesso a essas informações.
Para que a transparência ocorra da melhor forma possível, você pode adotar um sistema de comunicação interna no condomínio, como uma intranet, por exemplo.
Contrate um sistema de gestão
A vida de um síndico é muito corrida, principalmente quando a dedicação a essa atividade não é exclusiva. Desse modo, é comum que ocorram esquecimentos de tarefas que devem ser realizadas, entre outros erros.
Em casos assim a tecnologia pode ser uma aliada. Para evitar que esse tipo de erro aconteça e driblar a inexperiência, o mais indicado é a contração de um bom sistema de gestão. Assim, o novo síndico poderá fazer da tecnologia uma aliada, informatizando todos os processos administrativos, financeiros e comunicacionais do condomínio em um único software.
E então, síndico de primeira viagem, nossos conselhos foram úteis para você? Conte para a gente nos comentários, pois o seu feedback é muito importante para que possamos aprimorar cada vez mais nosso conteúdo. Além disso, você também pode utilizar o espaço para sanar alguma dúvida ou compartilhar o seu conhecimento com nossos demais leitores.
Conheça nosso aplicativo.