Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

11 Comentários

  1. Avatar Joaquim Costa Gomes

    Não sendo condomínio, a lei antifumo não se aplica? Vila de moradores, por exemplo.
    Distância entre as casas frontais: Mais ou menos 1,5 mt.

    Responder
  2. Avatar Rodrigo

    Boa tarde,
    Tenho tido problemas em meu comdominio, pois tenho um filho pequeno e não quero fumar perto dele. Também não quero ficar na rua exposto a violência urbana. Não fumo em horários que tem crianças pequenas e sou um fumante respeitoso (inclusive por ter um filho o qual não quero influenciar). Na maioria das ocasiões eu fumo fora do comdominio, mas a chegar a noite eu fumo em lugares abertos do comdomínio. Como devo proceder? Porque me parece injusto que me obriguem a influenciar o meu filho a fumar e também estar exposto a violência urbana.

    Responder
    1. Avatar paulo

      Fumar no interior de condomínios é permitido?

      R: Fumar é proibido nas áreas fechadas de uso comum de condomínios, como no hall de entrada ou corredores. Nas áreas ao ar livre, como piscinas, jardins ou quadras abertas, fumar é permitido.

      Como posso denunciar um estabelecimento que estiver infringindo a lei?

      R: As denúncias podem ser feitas neste site, na página sobre “fiscalização”, ou pelo telefone 0800 771 3541.

      Na sacada do apartamento é permitido fumar?

      R: A lei autoriza fumar em qualquer local dentro das residências.

      Em um condomínio de casas, é permitido fumar nas ruas do condomínio?

      R: Sim, nas áreas ao ar livre dos condomínios, é permitido fumar.
      Fonte: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/faq.php

      Responder
  3. Avatar FUMIO UEMURA

    Bom dia,
    Moramos num condomínio composto por dois blocos de 14 pavimentos / 4 apartamentos por pavimento.
    No apartamento imediatamente inferior ao nosso, que é alugado, moram 4 pessoas e entre elas, não sei se todas são usuárias de fumígenos (no caso, maconha), que nos tem causado muito transtorno pois em qualquer local que eles fizerem uso do fumígeno, somos afetados diretamente, ou seja, varanda, dormitórios ou área de serviço). Minha esposa é portadora de asma e sofre muito com isso, inclusive tendo ir ao Pronto Socorro por várias vezes devido às crises provocadas pelo mau cheiro / fumaça. Reclamamos diversas vezes com a síndica, zelador e emails enviados à administradora. Chegamos a fechar completamente as janelas de ventilação permanente da área de serviço, inclusive a ventilação do aquecimento central, para evitar o mau cheiro. Sabemos que este procedimento é contra a nossa segurança e do condomínio, mas não encontramos outra solução. Quando as reclamações chegam na administradora, esta deve mandar alguma advertência aos moradores deste apartamento, porque por uns dias não sentimos nada, mas passado algum tempo tudo volta.
    O hall dos elevadores no andar deles, o mau cheiro é terrível e os vizinhos também reclamaram.
    Gostaríamos de saber se é possível tomar alguma providência, uma vez que li no texto da lei anti fumo nos condomínios não há proibição do uso de fumígenos nas unidades (apartamentos).
    Pedimos orientação.
    Este apartamento é alugado por outra administradora que não é a mesma que administra o condomínio.

    Responder
    1. Avatar

      Fumio, tudo bom?

      Conforme descreveu em seu relato, os vizinhos do andar debaixo não estão somente infringindo uma norma do condomínio ou lei anti fumo.

      Eles estão infringindo a lei fazendo uso e posse de drogas ilícitas.

      Nesse caso sua contribuição com o a segurança do condomínio e da sociedade vai além de chamar síndico ou administradora. Você deve reportar o caso a polícia, para que eles façam uma averiguação da situação e se caso exista provas, tomar as medidas necessárias.

      Espero ter ajudado

      Responder
    2. Avatar Regina Tumminelli

      Gostaria de saber como proceder num caso semelhante ao do Sr. Fumio só que no nosso caso o vizinho faz uso de cigarros normais e cuja fumaça invade meu apartamento¨.Meu marido e eu ja pedimos que esta pessoa fumasse em outra peça da sua residencia porem ele insiste em fumar no quarto cuja janela se abre para uma área de ventilação fechada nos 4 lados e aberta somente acima do ultimo pavimento. Por fumar passivamente em ambiente de trabalho durante 35 anos tive que fazer revascularização do miocardio, alem disto tenho alergia respiratoria bem como meu marido que sofre com bronquite alergica. Como proceder neste caso?

      Responder
  4. Avatar Manoel Carlos de Oliveira Biazotto

    No caso em Tabacaria que é permitido fumar, é proibido o consumo de comida ou bebida alcoólica dentro da sala fechada específica mesmo ela contendo tudo que a vigilância pede, exaustor e etc.
    Tenho está dúvida por que a vigilância sanitária da minha cidade disse que não pode e fez eu colocar uma placa avisando sobre o consumo.

    Obrigado.

    Responder
  5. Avatar Neusa Santos

    Olá!
    Trabalho em uma empresa pública que possui uma área construída e um espaço amplo não coberto, mas cercado por grades.
    Os fumantes podem fumar nesse espaço não coberto, mas cercado por grades em todo o perímetro da empresa?
    Neusa

    Responder
  6. Avatar Daniela

    Boa noite!
    Moro em um condomínio de 10 casas, onde todos utilizam os mesmos acessos de entrada e corredores para entrarem em suas casas.
    Ao lado da minha um familiar do dono da casa senta na porta e fica fumando narquile, isso pode?
    O corredor é aberto, porém a fumaça e cheiro vem todo para minha casa que é ao lado.
    A Lei de antifumo tem validade para esse tipo de situação?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *