Sensores de presença: iluminação econômica para o condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem nunca encontrou banheiros ou corredores de condomínios com as luzes acesas sem que houvesse necessidade? Esse tipo de situação não acontece em prédios ou complexos residenciais que possuem sistemas de sensores de presença em funcionamento.

Deparar-se com luzes acessas em alguns lugares chega até mesmo a ser comum, pois pessoas distraídas ou sem compromisso com a economia costumam deixar as luzes ligadas, o que aumenta consideravelmente os gastos com energia elétrica.

Se você se identificou com o problema, continue lendo este artigo, pois as informações a seguir apresentam a solução!

O que são sensores de presença?

O sensor de presença possui semelhanças com um dispositivo de fotocélula comum, pois ambos são elementos que automatizam o uso da luz artificial.

A fotocélula é capaz de captar a intensidade da luz natural e acionar a luz artificial sempre que o ambiente escurece, proporcionando a iluminação adequada para o local.

Já o sensor de presença detecta o movimento de pessoas e liga as lâmpadas somente durante o período em que elas permanecerem no local, desligando-as automaticamente quando o ambiente estiver vazio.

Assim, é possível otimizar a gestão do condomínio e obter uma grande economia na conta de luz.

Qual é a principal diferença entre um sensor de presença e uma minuteria?

A diminuição dos gastos do condomínio é tão importante quanto a preocupação com a funcionalidade dos itens adquiridos.

Por conta disso, os sensores de presença são superiores às minuterias (dispositivos que acionam as luzes por um período programado, desligando-as em seguida).

A minuteria fatalmente desligará enquanto as pessoas ainda estiverem utilizando o local. Imagine o seguinte: um morador chega no corredor do seu andar em um prédio, acende a luz ― que funciona por meio do sistema de minuteria ― e se dirige para o seu apartamento. No mesmo momento, um vizinho abre a porta, ambos começam a conversar, e “plic”… a luz apaga.

Se o prédio estivesse usando sensores de presença, isso não teria acontecido!

Como encontrar o modelo ideal de sensor para as suas necessidades?

Destacamos abaixo os 3 tipos principais de sensores:

Sensor fotossensível ou sensor de fotocélula

É indicado para lugares que devem ficar sempre iluminados, acionando a luz artificial automaticamente quando a luz natural diminui. Também é possível que esse dispositivo funcione por vibração. Dessa forma, iluminará o ambiente somente quando houver presença de pessoas no local.

Sensor por vibração

Funciona de acordo com as vibrações do ar e, por ser muito sensível, é mais indicado para locais que permanecem fechados quando não são usados, como o hall do elevador, por exemplo.

Sensor infravermelho

É o tradicional sensor de presença: o dispositivo aciona a luz artificial automaticamente ao identificar movimentos de corpos que emitem calor. Depois disso, mantém a luz ligada por um tempo pré-programado ou enquanto a movimentação durar.

Esse sensor também pode ser configurado para ter uma funcionalidade semelhante à da fotocélula.

Precisamos também citar a importância do uso de lâmpadas LED para tornar o condomínio mais sustentável e economizar energia, pois a vida útil delas é muito maior que a das lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas LED possuem outras vantagens como: não atrair insetos e não emitir radiação UV, que é prejudicial aos seres humanos.

Agora que você já sabe como utilizar os sensores de presença para economizar energia elétrica, aproveite e deixe o seu comentário para enriquecer ainda mais a nossa conversa sobre este assunto tão importante!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *