5 coisas que porteiros de condomínio não devem fazer

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos profissionais mais importantes para a segurança e o bom funcionamento de um condomínio é o porteiro.

Ele tem funções fundamentais que garantem a segurança dos moradores e uma melhor administração do síndico.

Justamente por isso, é muito importante que os porteiros de condomínios realizem o seu trabalho da melhor forma possível, evitando algumas atitudes que podem ter um impacto negativo na rotina dos moradores e nos processos internos dos responsáveis pela administração.

Confira agora cinco coisas que os porteiros de condomínio não devem fazer em hipótese alguma!

Autorizar a entrada de visitantes sem identificação

Essa é uma regra de ouro: para que um visitante entre no condomínio, é indispensável que ele se identifique.

O mais importante é que o porteiro não abra exceções: a identificação e o registro dos horários de entrada e saída são fundamentais para a segurança de todos.

Em caso de algum incidente, essas informações podem ser determinantes.

Um porteiro bem instruído vai entender e respeitar essa orientação.

Desconcentrar-se do trabalho

Sobretudo nos dias de hoje, as distrações podem ser muitas: televisão, tablet, telefone celular.

É muito importante que o porteiro não faça uso frequente desses aparelhos, que têm um alto poder de desconcentrar o profissional de sua tarefa, que é tomar conta e saber do que acontece na entrada do condomínio.

O ideal é que na guarita só existam os televisores com as imagens das câmeras de segurança e que o porteiro seja informado da restrição do uso de aparelhos que possam atrapalhar a execução de suas funções.

Abrir a garagem sem a certeza de quem está no carro

O porteiro não deve decidir quem entra na garagem com base apenas no reconhecimento do carro de um morador.

É sua função identificar quem está dirigindo o veículo e só permitir a entrada de moradores.

Importante ressaltar que algumas medidas podem parecer exageradas ou sem propósito, mas visam exclusivamente à segurança e ao bem estar dos moradores do condomínio.

Esses protocolos devem ser respeitados e ter a colaboração dos moradores, que não devem fazer pedidos que extrapolem as funções ou que contradigam as orientações recebidas pelos administradores do condomínio.

Deixar a portaria vazia

Quando precisar deixar da portaria, é fundamental que o porteiro solicite a algum colaborador da equipe para cobrir a sua ausência.

guarita de um condomínio nunca deve estar vazia.

Por mais rápida que seja a saída, é muito importante que o porteiro cuide sempre de encontrar algum substituto, garantindo a segurança do condomínio e a manutenção dos procedimentos fundamentais.

Conversar sobre a rotina e informações particulares dos moradores

Um bom porteiro é ético, discreto, focado e não compartilha informações privadas da vida dos moradores do prédio. Esse, aliás, é um ponto muito importante.

Em sua posição, o profissional acompanha a rotina de todos os moradores, tendo acesso a informações privadas vez ou outra. Aqui, a discrição e a ética são fundamentais e fazem toda a diferença para o bem estar e o conforto dos moradores.

A postura adequada dos porteiros de condomínios é muito importante para o bom funcionamento da estrutura.

Por isso, os responsáveis devem investir em um bom treinamento dos profissionais, acompanhando de perto a execução das tarefas e a satisfação dos moradores.

Compartilhe conosco a sua experiência sobre o assunto: para você, o que um porteiro não pode fazer? Comente abaixo!

Aproveite também para ler outros conteúdos em nosso blog!

7 maneiras para economizar e reduzir custos do condomínio
Como a gestão do seu condomínio pode valorizar o imóvel
Síndico: tudo o que você precisa saber

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

16 Comentários

  1. Avatar Sonia Maria Fiorillo

    Moro há um ano em um pequeno condomínio, onde um dos porteiros trabalha ha cinco anos.Infelizmente ele mora em uma casa, cuja imobiliária é a mesma que administrava minha casa.Depois que lhe fiz uma pergunta sobre a imobiliária, rapidamente ligou do celular, sem eu pedir e falando que não era para ligar, enviou uma foto minha para a dona da imobiliária, que de educada, passou a berrar e falar “Ela é louca”, várias vezes.Daí tive certeza que ela viu a foto.Daí por diante ele vive querendo me fazer de idiota, me mandando tomar ônibus errado, mente que o ônibus já passou, mentiu que um jovem que estava no ponto de ônibus era um ladrão, foi desmentido por um morador que conhece o moço, para encurtar ficamos sabendo que o ex síndico paga para ele vigiar a atual síndica, não falamos nada porque um mora de frente para o outro.

    Responder
    1. Avatar Filipe Santos

      Pergunta que não quer calar: E o que tem a ver o seu comentário com a matéria?

      Responder
  2. Avatar ANDRE LUIZ

    ok ! ESTAS 6 (SEIS) ATITUDES QUE O PORTEIRO NÃO DEVE TOMAR, ESTOU DE ACORDO, E TAMBÉM CONCORDO QUE O PORTEIRO NO MOMENTO DAS SUAS ATIVIDADES NÃO DEVA FAZER USO DE CELULAR, TABLET OU DE QUALQUER OUTRO OBJETO QUE TIRE A SUA ATENÇÃO, MAS HÁ OUTRA COISA TAMBÉM IMPORTANTE PARA A SEGURANÇA DE TODOS, INCLUSIVE A DO PORTEIRO, É A COLABORAÇÃO E A COMPREENSÃO DOS MORADORES, POIS HÁ MORADORES QUE “ACHAM” QUE OS PORTEIROS SÃO ROBÔS OU MÁQUINAS, QUE TEM QUE AGIREM NO “AUTOMÁTICO”.
    CONHEÇO MORADORES QUE MAL CHEGAM NO PORTÃO DE ENTRADA, QUEREM ENCONTRÁ-LO ABERTO E AO SAÍREM, A MESMA COISA.
    NA VERDADE, O PORTEIRO ANTES DE LIBERAR O ACESSO DE ENTRADA E SAÍDA, TEM A NECESSIDADE, NÃO SÓ DE IDENTIFICAR QUEM VAI INGRESSAR, MAS TAMBÉM DE OBSERVAR COMO ESTÁ O LADO DE FORA DO CONDOMÍNIO, PARA QUE A LIBERAÇÃO DA ENTRADA E SAÍDA SEJAM FEITAS COM MAIS SEGURANÇA, PORÉM MUITOS MORADORES NÃO ESTÃO DISPOSTOS A ESPERAR DE 3 A 5 SEGUNDOS, E SE ESPERAREM, VÃO RECLAMAR NA ADMINISTRAÇÃO. E MUITAS SÃO AS VEZES QUE A ADM DÁ RAZÃO AO MORADOR, PROVOCANDO ATÉ MESMO UMA ADVERTÊNCIA VERBAL PARA O PORTEIRO.

    Responder
  3. Avatar Antonio de Almeuda passos

    Realmente precisamos nuns policiar mais reblar atenção desconfiar de estranhos e avisar ao ao gelador, Sindinco e a Polícia qualquer atitudes suspeitas mediado

    Responder
  4. Avatar Carlos

    É verdade que não podemos esperar que porteiros atuem como robôs. Mas o cumprimento das normas mais básicas e sobretudo a atenção que colocam no trabalho são algumas das qualidades profissionais mais importantes que se podem esperar de um porteiro, especialmente quando a segurança dos moradores e do próprio condomínio estão em jogo. Como acontece em toda atividade profissional, existem tanto os bons porteiros como os maus porteiros. Sendo assim, pretender que alguns moradores são “implicantes” com esse ou aquele porteiro pode ser uma alegação que procede ou não. Portanto, cada caso deve ser corretamente analisado, para se evitar as generalizações fáceis, tanto no sentido daqueles que adoram empunhar a bandeira da defesa da parte “mais fraca” (os porteiros?) como também o inverso, quando algum porteiro possa estar sendo injustamente “perseguido” por algum morador. Tudo isto é muito óbvio.

    Responder
  5. Avatar Adão aparecido da silva

    Olá sou porteiro de um condomínio e também morador aqui a maioria das coisa do condomínio não funciona direto exemplo o portão do pedestre está quebrado ja tem dois anos não trava fica praticamente aberto ou seja so encostado qualquer um entra ou sai aqui temos dois estacionamentos nem todos os moradores tem o controle pq o síndico disse que so vai vendê o controle pra quem tem carro e alguns moradores que não tem controle tem que recebe suas compra ou retira alguma coisa ou mudança ai tenho que sai do meu posto e ir até la abri o portao e isso o sindico mesmo que autoriza eu sai mais ai a guarita fica sozinha e se acontece alguma coisa nesses minutos que fui abri o portao de baixo de quem é a culpa minha ou do síndico que me manda eu ir abri o portao

    Responder
    1. Avatar

      Adão, vamos la! 🙂

      Conforme já respondi em seu outro post, vou reforçar aqui, é a mesma situação de sua saída para acender as luzes, concorda?

      Em hipótese alguma é aceitável para a segurança do condomínio que o porteiro deixe seu posto para realizar qualquer outra função que não seja a de porteiro!

      Converse com seu síndico primeiramente e explique a situação para ele e sobre os perigos que isso gera para o condomínio. Alguma pessoa mal intencionada pode rastrear a rotina do condomínio e saber exatamente a hora que deixa seu posto para realizar essa função. Dando uma brecha de segurança muito grande na portaria, concorda?

      Caso ele relute e insista para que você continue exercendo essa outra função que não a sua. Peça que para que ele escreva um pedido formal, assinado e com os horários que precisa fazer tal função. Eximindo você de qualquer problema que venha acontecer no seu posto de trabalho durante sua ausência.

      Espero ter ajudado!

      Responder
  6. Avatar Adão aparecido da silva

    Olá sou o adao porteiro de um condomínio em itaquaaquecetuba zona Leste o impreendimento e itaquaquecetuba i4
    Morro branco ceo08573722 Rua Osvaldo dos Reis as vezes tenho que sai da guarita pra acender as luzes do pátio pq o síndico me pede pra fazer isso toda vez que vou trabalha pq trabalho 12×36 então tenho que fazer isso toda vez que entro pra trabalhar se acontece alfuma coisa nesse intervalo que saio pra acender as luzes de que é a culpa pq eu cumpro ordem do síndico

    Responder
    1. Avatar

      Adão, obrigado por participar do nosso blog!

      Em hipótese alguma é aceitável para a segurança do condomínio que o porteiro deixe seu posto para realizar qualquer outra função que não seja a de porteiro!

      Converse com seu síndico primeiramente e explique a situação para ele e sobre os perigos que isso gera para o condomínio. Alguma pessoa mal intencionada pode rastrear a rotina do condomínio e saber exatamente a hora que deixa seu posto para realizar essa função. Dando uma brecha de segurança muito grande na portaria, concorda?

      Caso ele relute e insista para que você continue exercendo essa outra função que não a sua. Peça que para que ele escreva um pedido formal, assinado e com os horários que precisa fazer tal função. Eximindo você de qualquer problema que venha acontecer no seu posto de trabalho durante sua ausência.

      Espero ter ajudado!

      Responder
  7. Avatar Zenilda

    Meu nome é Zenilda. Trabalho de porteira no condomínio onde eu moro alguns moradores não mim respeita acha que eu sou obrigada a fazer tudo no condomínio molhar Jardim limpar guarita limpar as areias comuns .fica com raiva de mim porque eu falei que não é minha obrigação é eu milho o Jardim e limpo a quarita pois o síndico não pede a Pessoa da limpeza pra limpar a quarta eu tem que limpar quando o portão da garagem dar defeito fica mais de uma semana sem consertar eu tem que abrir no braço e o portão e pesado fico com o braço doendo um dia um morador de moto chegou eu não abrir o portão ele reclamou pro síndico e ele chamou minha atencao sem falar que muitos moradores não avisam pro porteira que vai receber visitas e quando eu barro a Pessoa eles falam pro síndico que eu tratei mal a visita deles é o síndico concorda com eles agora eu não estou deixando entrar não fasso nada eles acham que a porteira não tem que saber quem são as visitas deles .discute esses proplemas em reunião mais na prática não funciona.

    Responder
  8. Avatar Sílvio Aparecido Hypólito

    Bom dia, sou porteiro de um condomínio e aqui foram colocado como regra a entrega de qualquer correspondência que chegar no mesmo, eu gostaria de saber se isso é considerado como desvio de função ?
    Pois tenho dúvidas a respeito…
    Desde já agradeço !

    Responder
  9. Avatar Edvaldo Borges de Oliveira

    Boa tarde eu trabalho em um condomínio fechado porteiro queria saber se o porteiro ouvir um barulho no apartamento do morador também voz muito alto o porteiro tem que espera o vizinho que está sendo pertubar liga o porteiro pode liga

    Responder
  10. Avatar Luiz Bellini

    Uma empresa vem fazer um serviço no condomínio,o endereço bate mas não tem o nome do morador,interfono e a empregada libera a entrada,deixo entrar???

    Responder
  11. Avatar

    Me ajudem a tirar uma duvida, sou porteiro de uma empresa e supostamente tenha liberado a saida de um carro sem autorização que no fim gerou uma multa, e agora vão descontar essa multa só do meu salario, isso está correto? não deviria descontar do condutor? ou pelo menos dos dois, porque o erro não foi cometido por uma pessoa só!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *