Saiba como melhorar a tomada de decisão em seu condomínio

Tempo de leitura: 4 minutos

O trabalho de um síndico requer preparo emocional, psicológico, técnico e organizacional para que a sua tomada de decisão seja tranquila. Tantas exigências são motivadas pela quantidade de problemas e solicitações a resolver. E, em função dessa pressão, nem sempre a escolha feita é a melhor para o condomínio.

Pensando em facilitar a sua vida como síndico, preparamos dicas para tornar a hora de tomada de decisão em seu condomínio mais simples. Acompanhe o post!

Defina uma lista de prioridades

Organizar o tempo é essencial. Primeiro, você precisa separar as decisões urgentes, prioritárias e secundárias. Essa divisão é importante para definir o foco e os esforços necessários para resolver cada problema. Assim, evita-se o desperdício de tempo com demandas menos relevantes para o interesse comum.

Considere os diferentes pontos de vista

Para ter uma visão mais ampla da situação, é muito importante entender outras opiniões e atitudes. Vale a pena ouvir as pessoas que participam do processo decisório e aquelas que serão diretamente afetadas por uma determinada decisão. Desse modo, você terá mais informações que ajudarão a evidenciar os pontos positivos e negativos de cada escolha.

Por exemplo, caso esteja sendo cogitada a instalação de um playground para os animais de estimação, é aconselhável considerar os pontos de vista dos donos de animais, do seu conselho e também dos moradores que possam ser contrários à obra.

Consulte a opinião de quem já passou pela mesma situação

Uma boa ideia para melhorar a sua tomada de decisão é ouvir a opinião de outros síndicos. Você pode conversar com ex-gestores do seu próprio condomínio ou com conhecidos que já vivenciaram situações parecidas. Muitas vezes, a experiência de outras pessoas pode enriquecer as suas escolhas.

Projete vários cenários para fazer uma boa tomada de decisão 

Uma decisão acertada também envolve muito planejamento. Uma boa preparação exige que projeções sejam feitas de acordo com cada possibilidade. A ideia é estudar e calcular os impactos que uma determinada escolha poderia causar e, com isso, definir um rumo mais apropriado.

Por exemplo, a instalação de um sistema de coleta seletiva de lixo no condomínio deve ter os seus possíveis cenários simulados, como a adequação total dos moderadores, a necessidade de investir em campanhas internas de conscientização e até mesmo o fracasso do sistema.

Prepare sempre um plano B

Ou até um C, caso seja necessário. De toda maneira, a ideia é ter à disposição um projeto ou uma solução que possa substituir a primeira, caso ocorram falhas, e, sobretudo, cumprir os objetivos predefinidos. 

A partir do momento em que são considerados diversos cenários para cada decisão, você precisa de um plano emergencial que possa suprir a primeira demanda. Afinal, contratempos existem, e não dá para garantir que todo o seu planejamento será cumprido.

Analise os seus recursos

Tão importante quanto olhar para o futuro é entender como está o cenário atual. A sua decisão envolve a aplicação de dinheiro, de mais tempo ou de uma ação colaborativa dos moradores? Então, estude a viabilidade do orçamento do condomínio, do seu tempo hábil para executar as tarefas e do clima de convívio entre os condôminos. Enfim, não dá para dar dois passos à frente se não for possível cumprir nem o primeiro.

Forme grupos de discussão on-line

Não estamos falando dos famigerados fóruns ou de grupos no Facebook, mas, sim, de um software de gestão de condomínios on-line. Com esse tipo de ferramenta, você tem a possibilidade de criar grupos de discussão moderados em uma rede social colaborativa e exclusiva do seu condomínio.

No espaço virtual, você pode solicitar as opiniões e ouvir os questionamentos dos moradores, além de emitir comunicados para alertá-los sobre as suas decisões e atividades. Assim, o processo de tomada de decisão e de comunicação do condomínio se torna mais ágil e simplificado.

Apesar das dificuldades da tomada de decisão, seguindo as orientações deste post e tendo uma visão analítica, flexível e focada na eficiência do condomínio, você pode determinar as escolhas mais favoráveis aos interesses dos moradores.

Viu como você pode melhorar a tomada de decisão em seu condomínio? Agora, deixe um comentário falando sobre o que achou das dicas e se você já aplica alguma delas em seu dia a dia.

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *