5 dicas para melhorar sua apresentação na reunião de condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Falar em público pode ser um desafio para algumas pessoas. Só de pensar em se apresentar para uma plateia, muitos suam frio, tremem e temem não conseguir falar com clareza. Ou, pior, não falar de forma alguma.

Se você se identifica com essa situação tensa, fique tranquilo. Melhorar a forma como você se apresenta e adquirir essa habilidade que ajuda a ter uma gestão de condomínios transparente é possível. Entre as dicas para se sair bem na tarefa estão treinar o gestual, deixar de lado o papel e a caneta, ficar atento aos sinais do seu corpo e saber escutar sua audiência.

Confira 5 ideias para melhorar sua apresentação na reunião de condomínio:

Treine antes de se apresentar

O primeiro passo para se apresentar bem na reunião de condomínio é treinar antes do evento. Veja qual será a pauta a ser discutida e repasse o que deverá ser dito sobre cada tópico. Se estiver muito inseguro considere pedir ajuda a um amigo ou alguém da família. Apresente-se para ele e pergunte se o tom de voz está adequado, se os gestos estão amigáveis e se você está conseguindo se expressar com clareza.

Deixe o papel e caneta de lado

Para se apresentar com segurança na reunião de condomínio, pode ser interessante fazer uma lista de tópicos a serem discutidos para funcionar como roteiro. No entanto, é importante não ficar preso ao papel e à caneta para, assim, poder se expressar com mais naturalidade. O mais importante é investir na sua comunicação oral.

Fique atento aos sinais do seu corpo

Sua apresentação na reunião de condomínio fica ainda melhor quando você passa a prestar atenção aos sinais do seu corpo. Se estiver com as mãos tremendo, tente segurar alguma coisa, como um lápis, ou se apoiar em uma mesa para disfarçar o tremor. Boca seca? Tenha sempre um copo de água por perto. Procure adotar posturas que mostrem para sua audiência que você está receptivo e pronto para trocar ideias. 

Leia sua audiência 

O bom orador sabe que apostar em um monólogo pode não ser a melhor saída para uma apresentação. Nesse sentido, melhore seu desempenho na reunião de condomínio escutando e observando as reações da sua audiência. Se perceber que o público está desanimado, procure acelerar sua apresentação. Se, pelo contrário, os espectadores sinalizarem que não estão conseguindo te acompanhar, diminua o ritmo.

Saiba do que está falando

Para fazer uma boa apresentação, é imprescindível dominar com maestria o conteúdo que será apresentado. Além de treinar seu gestual, se certifique que não tem nenhuma dúvida sobre o que será apresentado. Regras no uso da área de lazer, segurança, investimento em infraestrutura, etc. Cheque pontos de interesse, antecipe possíveis perguntas e tenha na ponta da língua as respostas.

Mesmo a mais tímida das pessoas pode se sair bem nas suas apresentações na reunião de condomínio. Treine bastante, deixe o papel e a caneta de lado, fique de olho nos movimentos do seu corpo e aumente suas chances de se sair bem.

Gostou desse conteúdo? Quer conhecer nosso sistema? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para mais pessoas terem acesso e baixe nosso aplicativo gratuitamente.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *