5 dicas para ser mais tolerante na gestão do condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Relacionar-se bem na atual sociedade não tem sido uma tarefa fácil. O momento imediatista que vivemos, onde tudo é pra já, as pressões no trabalho, o estresse diário, tudo isso acaba por nos tornar pessoas muito mais impacientes. A partir daí, a impaciência pode levar a intolerância e se você é síndico, os primeiros a sofrerem com isso são os moradores do condomínio.

Fazer uma boa gestão do condomínio significa que em alguns momentos você vai ter que lidar com o barulho de um vizinho, o cachorro que pode sujar a área comum do prédio, ou algum vazamento que venha a prejudicar a todos.

Nesses momentos a irritação pode tomar conta e fazer qualquer um perder o controle, ou você pode praticar essas 5 dicas para se tornar uma pessoa mais tolerante na gestão do condomínio. Pode ter certeza de que o mais beneficiado será você. Acompanhe!

1. Respeite atitudes diferentes das suas

Em sua maioria, as pessoas gostam de ter o controle da situação. Se você está à frente de um negócio, administrando tudo, é normal que queira fazer as coisas a seu modo, visando o bem comum de todos.

Se algo sair do controle por causa de uma atitude diferente da qual você tomaria, não se preocupe, pois nem tudo é motivo para descontentamento. Avalie, pois talvez o modo de agir de um dos condôminos seja a ideia nova de que você precisa.

2. Seja compreensivo

Colocar-se do outro lado, usando de empatia, ajuda muito a entender e respeitar opiniões alheias. Utilize isso na sua gestão do condomínio.

Tente imaginar-se exatamente na situação do outro. Como faria? Seja sincero, pois você se conhece e sabe se faria a mesma coisa ou não. Se as circunstâncias fossem as mesmas com você, como reagiria? Isso fará com que você veja a situação por outro ângulo.

3. Ouça mais do que fala

Para que a situação não fique mais tensa ainda, evite falar ao mesmo tempo em que os outros, ou pior ainda, aumentar o tom de voz para ser ouvido.

Ouça primeiro, um por um se for possível. Vá avaliando as informações, respire fundo e vá retendo o que for importante na hora de resolver os problemas. Assim, você conseguirá montar em sua mente um quadro geral do ocorrido antes de falar.

Na hora de dizer algo, fale em tom mediano. Sua voz e o modo seguro de lidar com a situação, com certeza, vão acalmar alguns ânimos.

4. Respire profundamente e solte os braços

Pode parecer sem sentindo, mas não é. O corpo responde a todos os estímulos emocionais. Cruzar os braços, serrar as mãos ou ter um nó na garganta farão com que a tensão seja distribuída pelo corpo à medida que você lida com o problema.

Alguma situação difícil chegou até você? Respire fundo, solte os braços, levante os ombros e os solte de uma vez. Fazendo isso o seu corpo começa a liberar a tensão que seria a causa do aumento de estresse antes de resolver o problema.

5. Resolva o conflito

Não fuja do problema: se há uma situação a ser resolvida, ela não deve ser deixada de lado. Se for um desentendimento entre moradores seja aquele que vai promover a paz entre ambos. Calcule a melhor forma de resolver o problema sem precisar envolver muitas pessoas. Vá direto ao ponto para que o erro seja corrigido de uma vez.

As questões difíceis na gestão do condomínio podem ser suavizadas se você praticar essas dicas constantemente. O melhor disso tudo é que você se tornará mais tolerante e menos cansado ao longo de sua gestão.

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Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

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