Coronavírus em condomínio: como prevenir?

Tempo de leitura: 6 minutos

Infelizmente, o novo vírus COVID-19 atingiu o estágio de Pandemia e chegou com força no Brasil. Apesar da sua gravidade, o momento é de conscientização, cuidado e isolamento. 

Portanto, o assunto do nosso material é focado em como se prevenir do coronavírus em condomínio.

Mais de 35% da população brasileira mora em condomínios, sejam eles de casas ou apartamentos. Logo, a circulação de pessoas é alta e as chances de contaminação é muito maior. 

Pensando nisso, confira algumas dicas que precisam ser implantadas desde já, para combater a proliferação do vírus no seu condomínio:

Como combater o coronavírus nos condomínios

Já ultrapassamos a marca de mais de 200 mil casos confirmados do COVID-19 em todo o mundo. E, segundo os especialistas, o pico ainda nem chegou no seu potencial máximo. 

Já no Brasil, o ministério da saúde e médicos que estão estudando o vírus, estimam que a fase crítica no nosso país vai começar nessas próximas duas semanas e pode perdurar por meses.

Portanto, esse é o momento de tomarmos medidas preventivas, como o isolamento social, higienização pessoal e cuidados com ambientes compartilhados. Veja a seguir algumas normas que os condomínios precisam seguir neste período de crise:

1 – Fechar IMEDIATAMENTE todas as áreas de convívio

Escolas estão parando para evitar que as crianças e professores tenham contato com grande aglomeração de pessoas. Diversas empresas estão liberando Home Office para garantir a segurança dos seus colaboradores e de seus familiares. Shoppings estão sendo fechados, eventos cancelados e transporte público estão sendo reduzidos.

Todas essas ações têm a intenção de salvaguardar as pessoas de grandes aglomerações, visando impedir o pico de transmissão do vírus. Portanto, não faz sentido que os condomínios não tomem ação para fechar suas áreas comuns.

Com as crianças em casa e os adultos também, existe a tentação de ir à academia do prédio, nadar na piscina ou ir à sala de jogos. Porém, o vírus fica um bom tempo vivo em contato com objetos, especialmente de metal.

Portanto, fechar essas áreas a partir de agora não é uma opção, mas sim uma obrigação que o síndico e a administração devem ter para prevenir o coronavírus em condomínio!

2 – Cancelar toda e qualquer reserva de salão de festa/churrasqueira

O síndico tem total autonomia para cancelar todas as reservas feitas para essas áreas. Além de promover a aglomeração de muitas pessoas, isso ainda traz outro grande perigo: o acesso de pessoas externas às dependências do condomínio.

Isso coloca em risco todas as ações feitas pelos moradores e a administração, uma vez que permite a entrada de indivíduos que possam carregar a contaminação e disseminar para outros.

3 – Cancelar obras e restringir acesso de fornecedores

Essa ação é fundamental por dois principais motivos: 

1 – Prestadores de serviço, como pedreiros, marceneiros etc, circulam em diversos locais, o que os transformam em grandes proliferadores da doença. 

2 – Diversos moradores estão fazendo Home Office, portanto, precisam o máximo possível do silêncio para trabalhar.

Alguns condomínios estão permitindo apenas reformas emergenciais, mudanças e o acesso de diaristas/empregadas domésticas. Todas as outras, estão suspendidas por tempo indeterminado.

4 – Normas para o uso do elevador

É importante colocar avisos e normativas para uso do elevador, a fim de evitar o coronavírus em condomínio. Além disso, importante deixar álcool em gel (70%) nas entradas do elevador.

Alguns locais estão pedindo para que apenas uma família por vez use o elevador e até mesmo, uma pessoa por vez, o que pode ser inviável. Porém, é fundamental que cada um analise a sua infraestrutura e monte a melhor norma.

5 – Cancelamento de aluguéis por aplicativo

O síndico e a administradora tem o dever de proibir o acesso de pessoas que alugam por aplicativos. 

Isso é fundamental para diminuir a rotatividade de pessoas diferentes no condomínio, o que pode enfraquecer todas as medidas preventivas. 

6 – Mantenha a limpeza das áreas comuns

Reforce o estoque da sua equipe com produtos de limpeza que realmente garantam a desinfestação do local. É importante limpar tudo que envolva contato direto dos moradores: maçanetas, botões do elevador etc.

7 – Aposte na tecnologia em seu condomínio

Nesse momento, as ferramentas tecnológicas são as maiores aliadas para enfrentar essa crise. Confira agora algumas delas:

7.1 Aplicativo condominial

Aplicativos são partes fundamentais da nossa rotina diária. A Condlink oferece para os seus clientes um aplicativo completo para a administração e seus moradores.

Dessa maneira, anúncios podem ser feitos de maneira rápida e assertiva, mudanças são comunicadas mas facilmente e o acompanhamento de casos com COVID-19 podem ser feito de forma fácil e sem criar pânico entre os moradores.

7.2 Q.R Code

O novo coronavírus, traz consigo uma assustadora capacidade de se espalhar e sobreviver por longos períodos em diversas superfícies.

Portanto, o quanto puder ser evitado o contato com superfícies, mais seguros estão os moradores.

Por isso, que tal implantar a tecnologia de Q.R Code aí no seu condomínio? A Condlink também oferece essa tecnologia, que permite que o morador se cadastre no próprio aplicativo.

Dessa maneira, quando ele precisar acessar o condomínio, basta aproximar o celular do leitor e pronto. Ele não precisa colocar a digital e correr o risco de contaminação.

Orientação é o melhor caminho para combater o coronavírus em condomínio

É papel fundamental do síndico e da administração orientar e tomar medidas mais drásticas, frente a esse cenário. 

O momento é grave, não deve ser subestimado e, se nos precavermos e seguirmos a orientação das autoridades, não chegaremos ao estágio de calamidade em que se encontra países como a Itália, por exemplo.

Garanta que o coronavírus em condomínio não seja um problema para o seu e para os moradores que nele residam. Tome as precauções corretas e vamos juntos enfrentar essa crise!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Assine a newsletter da Condlink.

Sobre Ivan Bermudes

Avatar

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *