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Com o aumento da facilidade e segurança nas compras pela internet, o número de encomendas recebidas diariamente nos condomínios cresce a cada dia. E diante de um grande número de apartamentos por condomínio, é normal vermos casos de extravio e troca de encomendas entre os blocos e apartamentos, gerando uma situação desconfortável entre o porteiro e os moradores.
Em alguns casos, para evitar desentendimentos, os porteiros chegam até a recusar o recebimento de alguns tipos de encomendas. Por isso, no post de hoje te ajudaremos a lidar com as encomendas no seu condomínio e evitar confusões. Continue lendo!
Quem é responsável pelas encomendas?
Como lembra a Revista Direcional Condomínios, receber encomendas não é tão simples como alguns moradores imaginam, e existe uma lei que regulamenta os serviços postais. O artigo 22 da Lei 6.538/1978 afirma que:
os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação.
Justamente pela grande responsabilidade sobre as encomendas de terceiros, muitas cartas registradas e grandes entregas são recusadas com frequência por porteiros e zeladores nos edifícios. Foi o que aconteceu com Maria Rita, moradora do Residencial Água Verde, em Curitiba.
Em maio, ela adquiriu um móvel para sua casa em um site, e a entrega da mercadoria foi realizada em horário comercial, quando a moradora estava no trabalho. O porteiro recusou a encomenda, gerando um enorme transtorno até que Maria Rita conseguisse agendar a entrega novamente e destinar um responsável para receber o móvel.
Como evitar confusões com entregas de encomendas e correspondências?
Uma forma de acertar na resolução desses problemas é produzir uma pesquisa de opinião entre os moradores. Respondendo a pesquisas, os moradores se sentem mais à vontade para opinar e apontar problemas que muitas vezes não são expostos em reuniões do condomínio. Após reunir esses dados, o ideal é promover uma assembleia online.
Para isso, você pode utilizar ferramentas como a rede Condlink. Com ela, é possível discutir os principais pontos do problema de uma maneira rápida e fácil, armazenando todas as informações apresentadas para futuras consultas.
Essa ferramenta garante que todos os condôminos participem ativamente dos assuntos do condomínio, sem que seja necessária a escolha de uma data e hora específica. Então, definidas as diretrizes de recebimento das correspondências (tamanho do produto, valor da mercadoria etc.) jogue fora o caderninho de protocolos e comece a utilizar o aplicativo Condlink para o controle das encomendas.
Quais são as vantagens da rede Condlink?
A rotina agitada faz com que não exista o contato entre o porteiro e o morador diariamente, aumentando o número de encomendas e correspondências esquecidas na portaria. Durante o dia, é comum que muitos moradores não passem pela portaria, entrando e saindo do prédio somente pela garagem, e retornando para o seu apartamento somente no horário da noite.
Diante disso, por meio de uma notificação no aplicativo e o envio de um e-mail, o morador é avisado do recebimento e já pode retirar a sua encomenda ou autorizar algum responsável. Definir alguns pontos para organizar o recebimento de mercadorias no seu condomínio evita desentendimentos e mantém a política da boa vizinhança entre moradores e funcionários.
Todos os dias, a maioria das pessoas passa o menor tempo do seu dia dentro do condomínio. Portanto, unificar todos os assuntos relacionados à sua moradia em um aplicativo torna a resolução de problemas — antes vistos como complexos e espinhoso — em questões simples, levando a mesma informação a todos os moradores ao mesmo tempo.
E então, gostou do post? Seu condomínio não consegue resolver os problemas com entregas de encomendas e correspondências? Compartilhe esse artigo com o seu síndico e com seus vizinhos!
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