Tempo de leitura: 2 minutos
O Ministério da Saúde estima que mais de 1 milhão de brasileiros tenham contraído o vírus da dengue em 2015. Com o aumento das chuvas em dezembro e janeiro, a tendência é que existam ainda mais casos da doença. E o que você pode fazer no seu condomínio para previnir os focos de dengue da sua casa e das áreas comuns?
Algumas ações são fundamentais para evitar o acúmulo de água parada e todos os moradores podem transformá-las em rotina para ter um ambiente livre da dengue. Veja algumas dicas para que o Aedes aegypti não more no seu condomínio.
Ralos externos e canaletas de drenagens para água da chuva: usar uma tela de nylon para proteção ou colocar sal semanalmente.
Ralos internos de esgoto: colocar tampa abre-fecha ou tela de nylon (trama de um milímetro) ou ainda duas colheres de sopa de sal – no mínimo – semanalmente.
Lajes e marquises: manter o escoamento de água desobstruído e sem depressões que permitam acúmulo de água, eliminando eventuais poças após cada chuva.
Calhas: manter sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água.
Fossos de elevador: verificar semanalmente se existe acúmulo de água, providenciando o escoamento por bombeamento.
Vasos sanitários sem uso diário: mantê-los sempre tampados, acionando a descarga semanalmente; caso não possuam tampa, vedar com saco plástico aderido com fita adesiva. Não sendo possível a vedação, acionar a válvula semanalmente, adicionando a seguir duas colheres de sopa de sal.
Caixas de descarga sem tampa e sem uso diário: tampar com filme plástico ou saco plástico aderido com fita adesiva.
Vasos com pratos substituir a água por areia grossa no prato ou furá-los para não acumular água.
Caixas d´água: mantê-las vedadas, colocar uma tela de nylon no ladrão, limpar periodicamente.
Piscinas em período de uso: efetuar o tratamento adequado com cloro.Lavar sempre suas bordas, para que pequenos acúmulos de água não se tornem focos de procriação do mosquito.
Piscinas sem uso freqüente: reduzir o máximo possível o volume de água e aplicar, semanalmente, cloro na dosagem adequada ao volume de água.
Recipientes descartáveis ou recipientes que podem acumular água, tais como: latas, garrafas, baldes, bacias etc, passar um pano grosso ou bucha nas bordas, virar de boca para baixo , acondicionar em sacos de lixo e disponibilizá-los para coleta rotineira da limpeza pública.
Baixe nosso aplicativo.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.