índice:
Tempo de leitura: 4 minutos
Você sabia que uma pessoa usa, em média, entre 88 e 100 litros de água por dia? Isso soma mais de 30.000 litros de água por ano! Agora, imagine em um condomínio, onde a quantidade de pessoas que ali habitam é enorme – dependendo do tamanho da unidade, são milhares de litros gastos diariamente.
Atitudes simples como encurtar o banho, evitar o uso da mangueira, usar a máquina de lavar em sua capacidade de roupas total, dentre outras, geram uma conta menor no fim do mês e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Pensando nisso, separamos aqui 6 dicas infalíveis de como economizar água que você pode implantar em seu condomínio!
Individualize os hidrômetros
Quantificar o consumo de água de cada unidade do condomínio é um dos primeiros passos para a economia. Se você não pode medir algo, você não pode compreendê-lo. E se não pode compreendê-lo, você não pode controlá-lo, assim, não há como traçar estratégias para melhorá-lo.
Individualizar os hidrômetros é uma possível solução, pois servirá de parâmetro para que cada pessoa tome ciência do seu próprio consumo e seja precursora da sua própria economia.
O custo para tal fim é um pouco alto, mas os benefícios a longo prazo valem o investimento.
Procure e conserte os vazamentos
Prezar e manter o bom funcionamento hidráulico do condomínio é fundamental no processo de como economizar água. Inspeções e correções contra vazamentos feitas com certa frequência podem gerar uma economia de água de até 30%. O serviço pode ser feito por algum funcionário do condomínio, como um zelador, ou por uma empresa especializada.
É importante se atentar a problemas em caixas acopladas de vasos sanitários, torneiras pingando, válvulas, caixas d’água mal vedadas e até partes do encanamento que ficam enterradas.
Reaproveite a água da chuva
Outra maneira de como economizar água no condomínio é reaproveitar a água da chuva, usando-a para tarefas como regas das plantas, descargas e até a limpeza de áreas comuns.
A água da chuva pode ser coletada por meio de um sistema de calhas instalado sobre os telhados, sendo depois armazenada em cisternas prontas para o uso. Vale lembrar que implantar um equipamento de filtragem e/ou de tratamento de água acoplado junto a esses sistema é de grande valia, uma vez que muitas impurezas podem surgir.
Promova a conscientização
Incentivar os moradores de que economizar água é de extrema importância, seja por meio de campanhas ou cartazes nas áreas comuns, também é eficiente.
Promova reuniões e mostre dicas simples que podem ser aliadas do baixo consumo, como: não usar o vaso sanitário como lixeira, banhos mais rápidos, escovar os dentes com a torneira fechada, limpar bem os pratos e panelas antes de lavá-los, usar máquinas de lavar em sua capacidade máxima, dentre outras.
Cubra as piscinas
Se o seu condomínio possui piscinas ao ar livre, expostas ao sol e ao vento, a taxa de evaporação da água pode ser bem elevada, levando a um gasto excessivo ao enche-la novamente.
Cobrir as piscinas em horários e épocas de pouco uso é uma atitude simples mas que pode reduzir a perda de água em até 90%, uma vez que aproximadamente 4 mil litros de água por mês são evaporados de uma piscina descoberta.
Use descargas inteligentes
Cerca de 27% da água consumida em condomínios é utilizada para as descargas dos vasos sanitários. Um sistema antigo usa mais de 12 litros de água cada vez que você pressiona a válvula, enquanto um sistema inteligente, entre 4 e 6 litros.
Instale esses sistemas inteligentes nas unidades, o investimento não é tão alto se você comparar com o benefício ao longo do tempo, sem contar na grande contribuição que estará dando para a preservação do nosso líquido mais precioso.
O processo de como economizar água deixou de ser algo que acontecia somente em momentos críticos e passou a ser adotado de maneira geral. Empreendimentos preocupados com o meio ambiente e comprometidos com o equilíbrio financeiro no fim do mês têm investido cada vez mais nessas atitudes.
Agora que você já sabe como economizar água, que tal aprender também como economizar energia?
Baixe nosso app.
Link permanente