índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
As cidades brasileiras estão cheias de condomínios residenciais e comerciais de diversos tamanhos. Os grandes e até mesmo os de pequeno porte podem ser considerados empresas devido à complexidade de tarefas que precisam ser executadas dentro de um desses complexos de apartamentos.
O síndico, na maioria dos casos, é quem fica com a missão de administrar o dinheiro pago pelos moradores, a contratação de serviços de manutenção e outros gastos. Os avanços tecnológicos podem ajudar – e muito – em todo esse trabalho.
Acompanhe sete dicas para otimização da gestão de condomínio por meio da tecnologia.
1. Facilite o acesso às informações
Os moradores devem ter fácil acesso às informações sobre o condomínio. Os dados podem ser acessados por um site ou até mesmo blog – que sempre exija usuário e senha. Essa medida evita que as pessoas procurem o síndico ou a pessoa responsável pela administração para tirar qualquer dúvida.
2. Use um aplicativo
O uso de um aplicativo para smartphone pode ser uma ótima maneira de ter a tecnologia a favor da eficiência. Cada pessoa acessa por meio de um perfil (condômino, funcionário, prestador de serviços) e pode visualizar informações sobre pagamento da taxa mensal, data de manutenções, histórico de atas das últimas reuniões gerais, entre outros.
3. Liste os funcionários
Uma lista online com dados sobre os funcionários do condomínio deve ser fornecida aos moradores. Ela pode conter nome, cargo, horário de trabalho e data das férias. Essa é uma importante questão de segurança, principalmente em condomínios grandes, que tenham maior circulação de pessoas.
4. Divulgue as finanças
Seguir um orçamento anual pode ajudar a não gastar mais do que é arrecadado, por exemplo, e manter as contas saudáveis. A transparência ao lidar com o dinheiro alheio é algo a ser considerado. Uma maneira interessante de colocar isso em prática é enviar mensalmente aos condôminos um extrato bancário, acompanhado de uma planilha descrevendo cada movimentação financeira.
5. Busque maneiras de economizar
A tecnologia possibilita diversas formas de redução de gastos, que podem ser:
- a instalação de sensores de presença em áreas comuns, a fim de não deixar a luz ligada desnecessariamente;
- o uso de lâmpadas econômicas, como as de LED;
- a instalação de sistema de captação e reuso de água pluvial;
- câmeras de vigilância que ligam automaticamente quando há movimento.
6. Preveja manutenções
A troca ou o reparo de aparelhos na hora certa pode fazer com que durem mais e fiquem até mais eficientes. A manutenção periódica de elevadores, portões automáticos e sistemas de alarme já deve estar prevista no calendário de atividades anuais.
7. Ofereça um canal direto de diálogo
O síndico precisa ser acessível a todos que moram e trabalham no condomínio. Um canal direto de diálogo pode funcionar muito bem como medida para esclarecimento de dúvidas e evita que o profissional – sim, síndico é profissão – seja interrompido a cada vez que alguém gostaria de fazer uma pergunta. Há diversas maneiras de colocar isso em prática, desde um e-mail até um número de WhatsApp.
Você trabalha com gerenciamento de condomínios ou gostaria de tornar a gestão de onde você mora mais eficiente? Deixe um comentário sobre o que você achou das dicas e conte também outras maneiras de usar a tecnologia para melhorar a gestão de condomínios. Baixe gratuitamente nosso aplicativo e conheça nossas soluções.