Portaria híbrida: o que é, como funciona e por que contratar?

Tempo de leitura: 3 minutos

As despesas de um condomínio não são baratas, e nem sempre é fácil fechar as contas. Por isso, na hora de economizar, pensar em portaria remota é essencial. Mas existe uma opção intermediária que também pode ajudar a reduzir os custos: a portaria híbrida.

A portaria remota é uma das mudanças que mais gera economia para o condomínio a longo prazo. Entretanto, muitos ainda não conhecem como ela funciona e possuem receios sobre sua qualidade, apesar de diversos especialistas recomendarem portaria virtual e a implantação de sistemas automatizados de acesso.

Além disso, a portaria remota requer um investimento inicial que nem sempre o condomínio tem condições de providenciar. Assim, a portaria híbrida se apresenta como um serviço intermediário, que é mais automatizado que a portaria convencional e demanda um investimento inicial menor que um sistema completo de portaria remota.

Como funcionam as escalas da portaria híbrida?

A portaria híbrida é um ótimo recurso para condomínios que não querem abrir mão da portaria convencional, mas têm interesse em conhecer a portaria remota ou apenas em economizar.

Como o nome sugere, ela mistura a portaria tradicional com a remota. Assim, fica a critério do condomínio decidir em quais momentos cada uma será utilizada.

Por exemplo, é possível fazer uma escala por períodos. De dia, os porteiros físicos estão presentes, enquanto à noite, a portaria remota assume a responsabilidade – ou vice-versa.

Outra opção comum é a presença da portaria remota nas escalas dos porteiros. Assim, ela entra em funcionamento nos horários de almoço, janta, roda ou troca de turnos.

No caso de imprevistos como faltas ou licenças médicas dos funcionários, a portaria remota também assume o controle.

Quais são as outras vantagens da portaria híbrida?

Alguns condomínios já discutem a implantação da portaria remota, mas ainda encontram resistência por parte de alguns moradores.

Ao optar pela portaria híbrida, as pessoas podem conhecer as funcionalidades, como funciona a entrega, por exemplo, e se acostumarem. Assim, eles podem comprovar a segurança e outras vantagens da portaria remota.

Nesse caso, a portaria híbrida também é importante para ajustar a cultura dos moradores. Afinal, a portaria remota possui algumas regras para que seja totalmente segura e funcional, que muitas vezes não são cumpridas porque os moradores estão acostumados com o porteiro físico.

Além disso, a mudança para uma portaria 100% remota não é imediata. É preciso que o codomínio faça um investimento em equipamentos e infraestrutura, ou que até demita funcionários. Em muitos casos, não há todo o dinheiro em caixa necessário para isso.

Esse investimento inicial é feito com a ajuda da central de portaria remota. Essa central é responsável por guiar o condomínio nessa preparação, avaliando a estrutura e apontando possíveis falhas.

Desta maneira, o condomínio não compromete toda sua reserva de uma vez. Ao mesmo tempo, a transição é gradual, o que também permite que os moradores se acostumem aos poucos com o novo modelo de segurança.

Com a portaria híbrida, também é possível gerar caixa ao longo dos meses de ajuste. Assim, se acontecer algum imprevisto, o condomínio possui estabilidade financeira para resolver seus problemas sem afetar a segurança.

Como contratar o serviço de portaria híbrida?

Atualmente, no Brasil, a única empresa que oferece o ferramental e aplica o modelo de portaria híbrida é a Condlink. A empresa é especialista em desenvolver e entregar soluções de comunicação social e segurança para condomínios e também trabalha com o modelo de portaria remota.

Quer receber mais novidades sobre o serviço de portaria híbrida? Assine nossa newsletter!

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *