Portaria remota: entenda como funcionam as entregas.

Tempo de leitura: 3 minutos

O que já é uma realidade nos Estados Unidos e em diversos países da Europa está se popularizando, aos poucos, no cenário brasileiro. A portaria remota, também chamada de portaria virtual, é uma solução tecnológica que se tornou uma aliada da segurança de condomínios.

No entanto, como toda tecnologia recente, ela ainda gera muitas dúvidas. Desde os administradores do condomínio até os próprios moradores podem não entender seu funcionamento e vantagens.

Por isso, preparamos este post. Continue lendo para entender melhor como funcionam os serviços de condomínios com portaria remota!

Como funciona a portaria remota?

Na portaria virtual, os acessos são gerenciados a distância, ou seja, não há um porteiro presencial, e sim, câmeras que enviam imagens para uma central que concentra profissionais especializados em monitoramento.

As câmeras de vigilância são instaladas em locais estratégicos e os portões são operados e controlados pela central. Uma solução eficaz e inovadora que, nos últimos cinco anos, conquistou um grande espaço na gestão de condomínios.

Em casos de falhas como queda da internet ou falta de energia, as prestadoras de serviço têm um plano de emergência, que costuma estar especificado no contrato.

De que forma ela afeta os serviços do condomínio?

Apesar de não ser uma mudança extremamente drástica, é comum que os condomínios com portaria remota contem com um breve período de adaptação. Afinal, as atividades mais comuns passam por algumas modificações.

Vamos entender como os serviços do condomínio passam a funcionar com a atuação de uma portaria virtual:

Entrada de moradores

Os moradores são previamente cadastrados no sistema. Assim, quando desejarem acessar o condomínio, sua entrada é autorizada. Existem diferentes meios para o controle de acesso, como identificação por radiofrequência, cartões de proximidade ou biometria (método mais comum).

Chegada de visitas

No caso dos visitantes, é preciso entrar em contato com a central via interfone. Por sua vez, a central se comunica com o morador, assim como é feito pelo porteiro presencial. Assim que a entrada é autorizada, os portões são liberados.

Delivery de encomendas

Assim que o entregador chega, ele pode entrar em contato com a central, assim como o visitante. O condômino também é comunicado e orientado a se dirigir à portaria para retirar sua encomenda.

Entrega de mercadorias

Já para as mercadorias entregues em dias e horários incertos, o zelador é acionado para receber o pedido. A figura do zelador é muito importante em condomínios com portaria remota, inclusive, as empresas costumam oferecer um treinamento para que esse profissional saiba como atuar corretamente em todas as situações.

Quais os benefícios dos condomínios com portaria remota?

Uma boa parte da atual popularidade da portaria remota se deve ao cenário de crise econômica do país. Nesse contexto, a administração de condomínios busca formas de reduzir os custos fixos e, consequentemente, as mensalidades dos condôminos.

O investimento inicial é relativamente alto, que geralmente pode ser parcelado. Mas em longo prazo, reduz significativamente os gastos do condomínio. Além disso, a segurança é mais garantida, pois elimina algumas falhas comuns em porteiros presenciais.

Os condomínios com portaria remota contam com uma proteção 24 horas e de amplo alcance. Porém, vale lembrar que esse fator também depende da qualidade do sistema e do comprometimento da empresa prestadora de serviço.

Graças ao aperfeiçoamento tecnológico, os condomínios com portaria remota são uma nova tendência. Independentemente do porte, para investir nessa inovação basta escolher a empresa que oferece as soluções mais adequadas às suas necessidades.

Embora exista um período de adaptação dos moradores com a nova tecnologia, ela é considerada um ótimo investimento que alia segurança e economia.

Agora que você já sabe como funcionam os condomínios com portaria remota, que tal se aprofundar mais no assunto? Faça o download gratuito do nosso app e do nosso e-book e tenha acesso a tudo o que você precisa saber sobre portaria remota!

Sobre Ivan Bermudes

Avatar

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *