Veja como economizar na folha de pagamento do seu condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

A necessidade de reduzir custos na gestão de condomínios é uma realidade e, em tempos de economia oscilante, essa questão é ainda mais urgente. Os custos com pessoal podem representar até 50% dos gastos de um condomínio. As pessoas são fundamentais para que o trabalho funcione, mas é preciso encontrar mecanismos que contribuam para a redução de gastos com pessoal.

Algumas atitudes relacionadas à gestão podem auxiliar nesse processo. Outras, mais ligadas ao uso da tecnologia no condomínio, vão mostrar como essa redução pode ser feita de forma natural e com baixo custo. Ferramentas tecnológicas com diversas funcionalidades estão sendo usadas pelos síndicos como mecanismos essenciais de apoio à gestão do condomínio.

Veja como economizar com a folha de pagamento do seu condomínio.

Controle as horas extras

Em um condomínio pequeno, são necessários pelo menos seis funcionários: um zelador, um faxineiro, três porteiros para fazer o revezamento na portaria 24 horas e um folguista. Claro que, dependendo da dimensão e das escolhas do condomínio, esse número pode variar bastante, mas é importante ter uma escala de trabalho que funcione bem para evitar as horas extras. A escala ajuda a organizar as atividades de cada funcionário e faz com que tudo o que foi combinado ocorra da forma prevista.

Se a escala de trabalho não é cumprida, aumentam as chances de o condomínio ter que pagar horas extras. Imagine se o porteiro faltar ou se atrasar com frequência? O trabalho vai acabar sobrando para o zelador, que costuma ter o salário mais alto do condomínio. Se isso vira um hábito, o gasto com horas extras vai aumentar consideravelmente, por isso o controle para evitá-las deve ser feito de forma rigorosa e frequente.

Conserve os bons profissionais

Infelizmente, é cada vez mais raro ter um funcionário que trabalha há 20 anos no mesmo condomínio. Esses profissionais que costumavam conhecer todos os moradores e eram considerados como pessoas da família são raridade atualmente. A rotatividade de funcionários é muito grande e não contribui para que os funcionários continuem na atividade.

Para evitar esse problema, é importante fazer um bom processo de seleção e ter políticas que ajudem na retenção de talentos. Para isso, não basta apenas um bom salário, é importante apostar em benefícios e em um clima agradável de trabalho. Um processo seletivo bem feito e condições adequadas de trabalho podem reduzir gastos com processos seletivos frequentes e indenizações trabalhistas.

A tecnologia como aliada

A tecnologia também pode ser uma boa aliada na hora de economizar na folha de pagamento. Se o seu condomínio não pode arcar com mais de um porteiro físico, por exemplo, aposte em sistemas de segurança eletrônicos para apoiar a equipe. Câmeras, sensores de presença, circuito interno de TV e outras tecnologias já são bem aceitas nos condomínios, mas a portaria remota ainda é desconhecida por muitos. Quer saber mais sobre ela? Então leia também o nosso post sobre a portaria remota e os seus benefícios.

Você considera que o seu condomínio está apto a aproveitar algumas dessas iniciativas para economizar com pessoal? Deixe o seu comentário no post!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *