4 erros comuns cometidos na segurança de condomínios

Tempo de leitura: 3 minutos

O crescimento da violência é uma realidade em muitos municípios brasileiros, especialmente nas grandes cidades. Por essa razão, os condomínios estão cada vez mais preocupados em manter os problemas do lado de fora, adotando estratégias mais inteligentes para garantir a paz e a segurança de seus moradores.

Isso não impede, no entanto, que algumas falhas aconteçam. Mesmo com todo o cuidado, alguns erros comumente cometidos na segurança de condomínios podem custar caro. Quer descobrir quais são eles e como evitá-los? Então, continue a leitura!

Contratar porteiros sem qualificação

A portaria é o ponto mais vulnerável do condomínio e, portanto, merece toda a atenção. É por ali que entram e saem os moradores e visitantes — sendo possível, também, que meliantes acabem se infiltrando nas dependências do prédio. Por isso mesmo, contratar porteiros sem qualificação pode ser uma grave ameaça.

Para evitar esse problema, o ideal é analisar adequadamente o currículo e o histórico daquele profissional. Verifique se ele tem experiência, entre em contato com suas referências e priorize candidatos que tenham feito cursos sobre a área.

Outra excelente ideia para redobrar a segurança da portaria é adotar um sistema de portaria remota. Liberando a entrada dos moradores e funcionários através de recursos digitais, a portaria remota é uma opção moderna e muito eficiente para aprimorar a segurança condominial.

Ter alta rotatividade de funcionários

Em linhas gerais, o acesso de criminosos é facilitado por posturas inadequadas de empregados do próprio prédio. Isso pode acontecer, por exemplo, quando um faxineiro vai colocar o lixo na rua e deixa o portão aberto, ou quando o garagista sai com um carro e esquece de trancar a porta.

Para que esse tipo de problema seja evitado, o ideal é contar com profissionais que estejam adaptados às normas de segurança do condomínio. Portanto, a alta rotatividade pode ser um problema — procure manter no quadro de colaboradores, pelo máximo de tempo, aquelas pessoas que são competentes e contam com sua confiança.

Não orientar os moradores

Os moradores também têm papel fundamental na segurança de condomínios. O ideal é que esse tema seja debatido em assembleias, e que informativos sejam distribuídos periodicamente pelo prédio e deixados para consulta na portaria. Muitas vezes, as regras existentes são ineficientes e precisam ser revistas, estipulando normas de condutas mais rígidas para os residentes e funcionários — assim como estipular penalidades para quem as inflige, como advertências e multas.

Além disso, é possível introduzir procedimentos padronizados sobre como agir caso haja uma situação de invasão ou roubo, orientando os moradores a não reagir e promovendo uma constante melhoria da segurança do local.

Não identificar os prestadores de serviço

Prestadores de serviço contratados pelos moradores podem oferecer um elevado risco na segurança de condomínios. Como são profissionais autônomos e colocam seus serviços à disposição em caráter temporário e eventual, é preciso tomar as devidas cautelas quanto a sua entrada nas dependências do edifício.

O primeiro passo é exigir o atestado de idoneidade da agência, bem como sua regulamentação junto aos órgãos públicos — o caso de contratação individual, vale exigir as referências dos candidatos.

É importante também lembrar que o morador comunique ao zelador, por escrito através de um cadastro próprio na portaria, detalhes como nomes, previsão de início e fim da prestação dos serviços. Os porteiros devem estar cientes do acontecimento — e seus contratados devem obedecer às normais gerais de segurança do condomínio.

Esses são os erros mais comuns cometidos na segurança de condomínios. Evitá-los ajuda a tornar o ambiente mais tranquilo, evitando problemas sérios como roubos e furtos. Quer mais dicas como essa? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens! Aproveite e faça download do nosso aplicativo!

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *