Alta rotatividade em portaria de condomínio, entenda o porquê

Tempo de leitura: 3 minutos

A segurança é um dos fatores mais valorizados pelos moradores de um condomínio. Estar num ambiente tranquilo e protegido é primordial para uma boa qualidade de vida.

Num prédio, o porteiro é o responsável por verificar o fluxo de pessoas e impedir a entrada de indivíduos que podem causar danos ao patrimônio. Sem dúvida, é um profissional muito importante para garantir o bem-estar dos moradores. Por isso, é necessário investir em mecanismos que evitem ao máximo a rotatividade em portaria.

Neste post, abordamos aspectos que dificultam a permanência de porteiros em um condomínio e alternativas para mantê-los durante um bom tempo trabalhando para você. Confira!

Saiba o que provoca a alta rotatividade em portaria

Muitos empregos exigem uma dedicação que dificulta a pessoa conciliar a rotina pessoal com a profissional. Um bom exemplo é a função de porteiro, em que a demissão pode ser provocada principalmente por 5 motivos:

1. Elevado nível de estresse

Em muitos prédios, o porteiro trabalha de madrugada. Como o cargo exige um alto nível de atenção, o sono do profissional fica comprometido, o que aumenta consideravelmente o nível de estresse. O cansaço e a rotina acabam desestimulando o profissional a permanecer no emprego.

2. Falta de respeito por parte de moradores

Nem sempre o porteiro é tratado de maneira educada pelo síndico e por alguns habitantes de um condomínio. Com certeza, isso acaba desmotivando o profissional, que percebe a necessidade de procurar outro trabalho para ter mais qualidade de vida.

3. Baixa remuneração

Em virtude da crise econômica, muitas pessoas aceitam um emprego com um salário baixo. No caso dos porteiros, essa situação também acontece. Com foco em aumentar a renda, muitos profissionais optam por funções que apresentam uma remuneração melhor e uma maior oferta de benefícios quando a oportunidade aparece.

4. Ausência de oportunidades de crescimento profissional

Não ter chances de evoluir profissionalmente num cargo é, em muitos casos, um fator que pode incomodar. Se o trabalhador percebe que tem condições de exercer outras profissões em que terá um maior reconhecimento, ele vai optar por mudar de emprego.

5. Falta de reconhecimento pelos serviços realizados

Qualquer profissional gosta de ser reconhecido pela qualidade dos serviços prestados. No caso do porteiro, não é diferente. A ausência de bonificações por bom desempenho por parte da empresa desestimula o trabalhador e favorece o turnover. Uma boa gestão de pessoas pode evitar esse tipo de problema.

Entenda como manter um profissional na portaria

Há várias ações que ajudam a diminuir a rotatividade num condomínio. Dentre elas, estão:

  • garantir que o síndico e os moradores mantenham uma boa relação com o porteiro;

  • oferecer um salário compatível com o mercado;

  • garantir o respeito às regras trabalhistas (escala de trabalho, férias, pagamento de horas extras, 13º salário e pontualidade no pagamento da remuneração mensal); e

  • oferecer benefícios especiais (plano de saúde, seguro-odontológico, auxílio-creche, entre outros).

Se você está interessado em conhecer alternativas para não ter problemas com a rotatividade em portaria, não deixe de baixar também o nosso guia completo para implantar num condomínio a portaria remota. Não perca tempo e tenha uma boa leitura!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *