Como vai a segurança da sua portaria? Confira como pode melhorar!

Tempo de leitura: 3 minutos

A portaria é o calcanhar de aquiles de qualquer condomínio quando falamos em segurança. É por ela que entram e saem os moradores, visitantes, prestadores de serviço e entregadores.

Disso você já sabe. A dúvida aqui é: como focar seus esforços para garantir uma portaria segura?

Neste post, vamos te dar algumas dicas para identificar e corrigir alguns problemas que sempre podem ser melhorados:

Monitoramento constante de performance

O primeiro passo para uma portaria segura é garantir que qualquer equipamento ou processo de segurança esteja funcionando e identificar onde estão os pontos críticos.

Seja o síndico ou prestador de serviço, deve haver uma metodologia de monitoramento. É preciso analisar com periodicidade os relatórios de entrada e saída, checar o funcionamento de câmeras e outros dispositivos de segurança e até fazer testes colocando os funcionários em situações simuladas de risco.

É desse tipo de análise que vai surgir a melhor estratégia e as melhores ferramentas para tornar a portaria ainda mais segura.

Conforto e estrutura em uma portaria segura

Falando especificamente em melhorias, é preciso começar pelo básico. As condições de trabalho do porteiro são o primeiro fator a influenciar em seu desempenho.

Em estrutura, é possível investir em vidros espelhados para ocultar o profissional do visitante, monitores maiores que disponibilizem em um só lugar todas as câmeras instaladas e uma estação de completa para todas as necessidades de trabalho.

Em questão de conforto, o principal é garantir que a pessoa responsável pela portaria possa ter condições adequadas para exercer sua função com foco e empenho, como uma boa cadeira, móveis ergonômicos, climatização e acesso fácil a um sanitário.

Sistema de monitoramento por câmeras

As câmeras sempre são uma solução efetiva para aumentar a segurança em portarias. Mas, além do investimento na instalação, é igualmente importante se certificar de que o sistema todo está funcionando como deveria.

É indicado nesse caso que haja uma parceria entre condomínio e serviços especializados, tanto para a manutenção quanto para a adoção de gravadores em rede, que aumentam a segurança ao permitir o monitoramento em tempo real por circuito fechado de TV e até pela internet.

Portaria remota

A tecnologia com certeza é a maior aliada dos condomínios na aplicação de métodos de segurança. A portaria remota é o próximo passo em direção à eficiência e à confiabilidade.

Nesse novo serviço, a portaria física é substituída por um interfone conectado a uma central remota com profissionais que fazem o papel de um porteiro. Através das câmeras, eles observam o comportamento dos visitantes, contatam os moradores e autorizam ou não a entrada.

No caso de assaltos ou tentativas de invasão, a central pode acionar imediatamente a polícia, sem que haja risco para a vida como no caso de portarias convencionais.

Além do ganho em segurança, há também a praticidade desse novo modelo. Por dispensar a guarita física, o condomínio economiza com luz, energia, água e outros tipos de gastos operacionais.

Além disso, por ser um sistema conectado, a central pode usar o telefone ou outros meios para fazer a mediação entre visita e morador, tornando possível a liberação de convidados mesmo quando a casa está vazia.

Novas tecnologias de monitoramento através da internet e o porteiro remoto são provas de que sempre há o que melhorar quando estamos falando de portaria segura. O importante é sempre estar atento às novas práticas para melhorar a vida dos moradores e dos profissionais.

Você está buscando mais informações sobre segurança em condomínios? Quer estar por dentro das últimas novidades do setor? Então curta a página da Condlink no Facebook para muitas outras dicas como essas!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *