Animais em condomínios: 4 dicas para não incomodar os vizinhos

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Pets são fofos, amistosos, companheiros e tornam nosso dia a dia um pouco mais alegre. Infelizmente nem todos pensam assim, e aí é que começa o problema, especialmente quando falamos de animais em condomínios. E essa convivência, com frequência, gera problemas para o dono do bichinho, para o vizinho e, consequentemente, para o condomínio.

Com paredes finas, áreas compartilhadas e bom humor alheio, é muito importante manter algumas regras para evitar dificuldades e desavenças entre os moradores. No post de hoje vamos tratar de algumas regrinhas que condôminos precisam seguir e alguns direitos quanto aos seus pets.

4 dicas para não ter problemas com os animais em condomínios

1. Fique de olho nas legislações

Hoje em dia todo mundo sabe que um condomínio não pode proibir que seus moradores tenham animais de estimação. Pelo direito de propriedade, os condomínios não podem definir o número de animais ou o tamanho deles, porém, tudo estará diretamente ligado ao incômodo dos vizinhos. Se, de alguma forma, o seu pet representar perigo à saúde, à segurança ou incomodar os outros condôminos, o síndico tem o direito de formalizar uma notificação para que você se atente e siga as regras. Se o problema ainda persistir, os condomínios podem aplicar multas aos moradores que descumprirem as regras ou causar desconforto aos vizinhos, por isso, procure evitar ser penalizado.

2. Siga o regulamento interno do condomínio

Procure saber quais são as regras que o seu condomínio aplica para quem tem animais de estimação. Por exemplo, se você deve usar o elevador de serviço caso deseja sair com seu bichinho, se ele deve estar na coleira ou no colo, se a permanência dele é proibida em algumas áreas, tais quais a piscina e a academia do prédio, etc. E isso vale para todos os bichinhos, sejam cães, gatos, passarinhos, hamster…

3. Use o bom senso

Considerando que é terminantemente proibido, para qualquer animal, fazer suas necessidades em áreas comuns do condomínio, carregue sempre os saquinhos plásticos para recolher dejetos durante o passeio. Além disso, mantenha-o sempre na coleira para evitar que se aproxime de um morador – afinal, nem todos gostam de animais –, e para evitar que ele brigue com outro animal. Saiba também que, no Brasil, algumas raças de cachorros são obrigadas a usar focinheira fora de casa, e isso vale para as áreas comuns do seu prédio.

4. Não descuide da saúde e da higiene

Para quem mora em prédio, sabe que muitas vezes o apartamento ao lado mais parece uma extensão de sua casa. Dessa forma, para evitar incomodar os vizinhos, não descuide da higiene do animal e do local dele, afinal, odores fortes podem passar de um local para outro gerando mal-estar. Outro ponto importante é a carteira de vacinação do seu bichinho. Mantê-lo vacinado garante não só a saúde dele, mas a segurança dos demais animais e de pessoas ao redor que possam entrar em contato com seu pet. Além disso, a carteira de vacinação pode sim ser exigida a qualquer momento para comprovar que seu animal está com a saúde em dia.

Gostou do nosso post de hoje sobre animais em condomínios? Conhece mais pessoas que podem se interessar por esse conteúdo? Que tal então compartilhar agora esse post em suas redes sociais?

 

Baixe nosso app.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *