índice:
Tempo de leitura: 4 minutos
Sejam eles intrometidos, barulhentos, irritantes ou amáveis, os vizinhos farão parte do nosso cotidiano em um momento ou outro. Dentro de um condomínio, por exemplo, muitos podem se tornar nossos melhores amigos — ou nossos piores inimigos. Assim, cabe ao síndico tentar mediar essas relações para que a convivência seja tranquila.
Uma área que mostra com maestria essa complicada relação é o cinema, e foi pensando nisso que fizemos o post de hoje. Confira agora 5 filmes sobre vizinhos que todo síndico deveria assistir e divirta-se com todo o condomínio!
1. Duplex (2003)
Dirigido por Danny DeVito, o filme Duplex conta a história do escritor Alex (Ben Stiller) e sua namorada, Nancy (Drew Barrymore), que se mudam para um espaçoso duplex no bairro do Brooklyn, em Nova York, e se deparam com uma vizinha de deixar qualquer síndico estressado. Mrs. Connelly (Eileen Essell), que vive no segundo andar do duplex, se mostra uma senhora muito doce a princípio, mas logo suas constantes exigências e acidentes arruínam o sonho de Alex e Nancy de ter a casa perfeita. O filme é diversão garantida e não tem como não cair na risada.
2. Minha mãe é uma peça (2012)
A comédia brasileira de André Pellenz é sinônimo de gargalhadas. Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é moradora de um prédio no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e uma pessoa nada fácil de lidar; não deixa os filhos em paz e fala o que bem entende para todos que cruzam seu caminho. Após descobrir que todos a consideram antipática, decide ir embora de casa sem avisar ninguém, deixando seus filhos, parentes e vizinhos preocupados.
Uma das cenas mais hilárias do filme se passa numa associação do prédio, na qual Dona Hermínia cria a maior confusão. O filme é uma ótima dica para reuniões do condomínio, nas quais o síndico poderá exibir alguns trechos para exemplificar situações de maneira recreativa e divertida.
3. O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)
Jean-Pierre Jeunet dirige esse maravilhoso filme francês que conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma jovem doce e sonhadora que tenta enriquecer o dia daqueles ao seu redor por meio dos pequenos prazeres da vida: faz amizade com um vizinho amargo, prega peças no síndico e tenta viver um grande amor.
Certo dia, Amélie encontra uma pequena caixa com lembranças de uma criança e decide procurar seu legítimo dono, contando com a ajuda de todos os vizinhos do prédio. Assim, entre outras mensagens, o filme mostra que grandes feitos podem ser alcançados quando os vizinhos se unem pelo bem coletivo.
4. O Pequeno Príncipe (2015)
A adaptação cinematográfica do grande clássico da literatura francesa O Pequeno Príncipe conta a história de uma garotinha que se muda com a mãe e conhece um vizinho inusitado. Quando um acidente causado por ele faz com que a hélice de um avião deixe um imenso buraco em sua parede, ela decide descobrir o que aconteceu e os dois acabam se tornando grandes amigos. A partir daí, o vizinho narra para ela a história de um pequeno príncipe e todos os seus ensinamentos. A animação, dirigida por Mark Osborne, mostra como vizinhos podem se unir e aprender uns com os outros.
5. Trair e coçar é só começar (2006)
Olímpia (Adriana Esteves) é uma empregada doméstica que se mete em várias confusões. Certo dia, ela supõe que sua patroa está sendo traída por seu patrão, que, por sua vez, acredita ser traído pela esposa com o síndico do prédio. Além desse conflito, outro casal é vítima de suposições que geram situações cômicas durante todo o filme. Dessa forma, Moacyr Goés mostra com bom humor problemas e mal-entendidos comuns em muitos condomínios brasileiros.
Atrair a atenção de todo o condomínio e abordar assuntos delicados de maneira descontraída vai ser tarefa simples para qualquer síndico depois dessa lista, não é? Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos e condôminos nas redes sociais!
Baixe nosso aplicativo.