5 dicas de etiqueta para a área de lazer do seu condomínio

Tempo de leitura: 4 minutos

Entre os vários motivos que alguém pode ter para decidir morar em um condomínio, com certeza, ter uma área de lazer diferenciada e confortável está entre os melhores. A rotina de trabalho cansativa e a necessidade de mais segurança para a família nos momentos de lazer encontram nos condomínios o refúgio perfeito. Principalmente, pois a área de lazer está a poucos passos da residência e relaxar na sauna após um dia estressante fica muito mais fácil assim.

No entanto, a convivência em um condomínio também exige bom senso e respeito aos demais moradores. Além dos regimentos internos dos condomínios, é preciso considerar algumas normas e etiquetas nas relações interpessoais. Vamos falar sobre algumas delas?

Participe de comitês de boas-vindas aos novos condôminos

Condomínios focados na boa convivência possuem uma comitiva de boas-vindas que recebe os novos moradores, apresentam aos outros condôminos e entregam alguns informativos e normas do condomínio.

Essa comitiva é a primeira referência dos novos moradores, e pode esclarecer dúvidas sobre as normas de uso da área de lazer comum dos moradores. Além disso, elas são ótimas ferramentas de integração.

O que não fazer: não fale mal nem reclame de outros moradores com os novos vizinhos, isso pode causar constrangimentos.

Respeite horários e normas de uso da área de lazer

A área de lazer completa é uma das vantagens de uma vida em condomínio, mas precisa de normas e horários de uso para não atrapalhar a tranquilidade dos outros condôminos. Por isso, fique atento:

  • ao horário de abertura e fechamento da área de lazer;

  • ao uso de trajes adequados para o ambiente do hall social quando estiver a caminho da piscina

  • para não usar bronzeadores e outros produtos que sujam a água e prejudicam os equipamentos de limpeza da piscina. Prender cabelos longos para prevenir o entupimento de filtros, além é claro de não exagerar nas brincadeiras e pulos que possam incomodar outras pessoas dentro da piscina e nos arredores;

  • não deixar objetos espalhados e ocupar somente a mesa e cadeiras que realmente serão utilizadas.

O que não fazer: Mesmo que não esteja previsto nas normas do condomínio, evite som alto na área de lazer comum. Cada um possui um estilo musical diferente, e isso pode incomodar.

Faça a festa sem incomodar os outros

Além de reservar o espaço da festa pelo sistema interno, notifique a administração do condomínio quem são os convidados e os prestadores de serviço. Assim, a preparação da festa e a chegada dos convidados não interferirão no bom andamento da portaria. Outras dicas de etiqueta:

  • mantenha o volume do som adequado;

  • oriente aos convidados para manter-se na área do salão de festa;

  • zele pelo patrimônio do condomínio. O bom uso dos equipamentos do salão de festas evita prejuízos.

O que não fazer: Permitir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comportamentos inadequados dos convidados.

Utilize a academia com consciência e reserve as quadras

Ao usar a academia, é preciso ter consciência quanto a monopolização de equipamentos, ter bom senso e sugerir o revezamento com outros frequentadores. Higienizar bancos após o uso e guardar pesos e outros equipamentos no lugar deixa o ambiente organizado e pronto para que outro condômino possa usufruir.

Se desistir da reserva de quadra, comunique o cancelamento no sistema de reservas, evitando possíveis advertências ou multas e também deixando disponível para outras pessoas.

O que não fazer: Reservar diversos horários das quadras não permitindo que outros moradores as utilizem.

Tenha cuidado com o uso do playground

O playground é divertido e proporciona novas amizades e brincadeiras para as crianças. Leve brinquedos com o nome da criança etiquetado e conscientize os pais ou acompanhantes sobre o uso restrito dos brinquedos para as crianças. Se for levar um lanche para a criança, leve sempre uma porção maior para o caso de outra criança pedir.

O que não fazer: deixar crianças desacompanhadas ou que elas briguem durante a brincadeira.

Usando o bom sendo e o respeito pelos outros moradores, a área de lazer proporciona muito mais do que horas de relaxamento, proporciona também grandes amizades. Com o condomínio integrado e organizado, os síndicos e administradores terão muito mais sucesso em suas gestões.

Você incluiria outra norma de etiqueta nessa lista ou qual você acredita ser mais importante? Deixe seu comentário!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *