Confira 5 dicas para diminuir a produção de lixo no seu condomínio

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos grandes desafios da atualidade é controlar a geração de resíduos decorrentes das atividades humanas. Descartados de forma inapropriada, esses materiais acabam gerando problemas para a saúde das pessoas e para o meio ambiente, quando não configuram um grande desperdício de recursos recicláveis. Essa situação pode ser uma dor de cabeça ainda maior nos condomínios, onde várias pessoas convivem em um espaço que não permite acúmulos dessa natureza.

Por isso, é importante que o síndico busque meios para diminuir a produção de resíduos ao coordenar certas ações dos moradores. Neste post, vamos falar sobre algumas atitudes que podem ser tomadas visando diminuir a produção de lixo nos condomínios.

Conscientize os moradores

A geração de resíduos é uma consequência direta do consumo. Portanto, se pretendemos reduzir a quantidade de lixo, temos que iniciar um processo de conscientização individual e coletiva, visando criar uma maior responsabilidade das pessoas com relação aos descartes dos produtos que utilizamos.

Essa conscientização pode ser alcançada a partir de pequenas ações como, por exemplo, fixar cartazes em áreas de uso comum e nos elevadores dos edifícios que estimulem a reciclagem e a redução da geração de resíduos. Palestras rápidas, com no máximo 15 minutos de duração, também podem ser ministradas em dias específicos, estimulando a adoção de práticas corretas em relação à produção de lixo.

O importante é que o síndico se disponha a disseminar os conceitos entre os moradores e a estimular a adoção das boas práticas, como as que veremos a seguir.

Estimule a compostagem doméstica

A maior parte dos resíduos que produzimos é proveniente da alimentação e pode ser reduzida de maneira drástica. Restos de vegetais não temperados, cascas e talos de frutas e legumes, borra de café, sachês de chás e cascas de ovos podem ser separados do restante do lixo e colocados em composteiras domésticas, que podem ser adquiridas no mercado ou produzidas em casa. Workshops para ensinar a confeccionar e utilizar as composteiras podem ser organizadas pela gestão do condomínio para estimular o uso desse recurso.

Como resultado da compostagem, que é a decomposição orgânica dos resíduos, é produzido um composto inerte, sem cheiro desagradável e que pode ser utilizado na adubação de plantas ou mesmo descartado em terrenos, sem qualquer prejuízo para o meio ambiente ou para as pessoas.

Estimule a seleção de materiais recicláveis

Os materiais recicláveis se configuram na atualidade como fontes de recursos financeiros. Se o síndico cria pontos de coleta, ele pode, mais tarde, vender esses materiais, gerando renda para a gestão do condomínio.

Entre os recicláveis de maior aceitação no mercado estão os metais, com destaque para as latas de alumínio, o óleo de cozinha usado e o papelão. A coleta e venda desses materiais devem ser coordenadas pelos gestores e a renda pode ser convertida, por exemplo, em redução das taxas do condomínio ou para aquisição de bens de consumo.

Estimule o uso de garrafas retornáveis

As garrafas PET surgiram como uma solução incrível para a indústria facilitar a logística de distribuição, transporte e armazenamento de bebidas. Porém, junto com elas veio o transtorno do número absurdo de embalagens que são produzidas e descartadas. Portanto, mesmo diante da possibilidade da reciclagem, quanto menos PET for utilizado, melhor. Como solução, o uso das garrafas retornáveis de vidro deve ser encorajada novamente. A direção do condomínio pode incentivar essa mudança de percepção por meio de comunicação via e-mail ou SMS, por exemplo.

Desestimule o uso de sacolas plásticas descartáveis

De maneira semelhante, o síndico pode desestimular a utilização de sacolas plásticas descartáveis, que acumulam nas residências com grande rapidez e facilidade. Em direção oposta, é preciso estimular a utilização das sacolas retornáveis ou mesmo a reutilização de caixas de papelão, algo que, atualmente, grande parte os supermercados já oferece aos clientes como alternativa para o transporte de mercadorias. Os gestores do condomínio devem avaliar a possibilidade de distribuir as sacolas retornáveis para incentivar essa mudança de atitude.

Seguindo estas dicas, a quantidade de resíduos gerada na sua casa e no seu condomínio certamente diminuirá e todos, moradores, governo e natureza, sairão ganhando.

Se você tem mais alguma ideia sobre como diminuir a produção de lixo nas residências e nos condomínios, compartilhe deixando seus comentários abaixo!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *