Segurança no condomínio: o papel dos moradores

Tempo de leitura: 4 minutos

Segurança é um termo bastante comentado entre as pessoas. Muitas delas deixam o conforto de suas casas para morar em condomínios fechados, acreditando que, desse modo, estarão seguras. Elas poderão sair e viajar sem se preocupar que seus apartamentos sejam assaltados. Psicologicamente, esse fato tem muita importância, no entanto, no cotidiano essa segurança é utópica. Ela está presente na cabeça das pessoas, mas não é concretizada pela falta de colaboração, senso de comunidade e interesse por parte de seus vizinhos. Confira no artigo de hoje o papel dos moradores na segurança no condomínio.

Gestão do síndico

Há diferentes tipos de síndico. Aquele que se esforça para bem servir todos os condôminos e aqueles que pegam o condomínio para tomar as rédeas, embargando benfeitorias no prédio, porque não desejam gastar ou porque nenhum outro morador quis o cargo.

Dentro desse contexto já temos um item para considerar o grau de segurança, porque toda a administração do prédio passa pelas mãos do síndico e uma de suas atribuições é conscientizar os moradores desta necessidade de zelar pela segurança no condomínio.

Fiscalização da portaria

Um grande problema nos condomínios é a portaria. Senão tem porteiro, não há atendimento ao público externo e fica tudo a cargo dos moradores. Se existir portaria 24 h há o problema da comunicação. O que acontece num turno é relatado ao outro subsequente, gerando uma teia de informações nem sempre fidedignas.

Pior ainda é quando o porteiro fica dando papo para pessoas das quais ele não conhece. Quem entrou quem saiu, qual é a rotina de determinados moradores, que veículo eles possuem e outra série de informações que acabam por transgredir todos os aspectos de segurança do condomínio.

Essa situação se cria em decorrência da falta de treinamento das pessoas contratadas para a função. Ou seja, o síndico deve ter consciência disso e os moradores cobrarem dele para que tome atitudes mais acertadas.

Conhecimento do Plano de Prevenção Contra Incêndio

Atualmente, todos os prédios têm que ter as normas do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) em dia, pois, de acordo com a capacidade de apartamentos por andar do prédio e número de andares há uma série de medidas protetivas para caso de sinistros como incêndios e panes elétricas.

Todos os moradores proprietários e inquilinos deveriam saber de sua existência, pois isso exige alguns itens de segurança como corrimão de ferro, luzes de emergência e alarme de incêndio. Além de saberem usar os extintores de incêndio existentes. Isso, também faz parte da segurança no condomínio.

Atenção à utilização dos dispositivos de segurança

Alguns condomínios são criteriosos e possuem cerca elétrica, alarme de entrada e saída do condomínio e câmeras de segurança. Parece tudo ótimo, porém, se os condôminos não cuidarem de suas atividades no prédio, tudo cai por terra.

Têm aqueles moradores que entram e saem e não desligam e ligam o alarme, logo ele dispara e as empresas de segurança contratadas acabam por deixarem de atender os chamados por excesso de alarmes falsos. Há as câmeras que senão existir um profissional monitorando as atividades ao redor do prédio e no seu interior, elas se tornam ineficazes. Na verdade, passam, a ser diversão de espionagem entre moradores.

Por outro lado, há aplicativos que se instalados em todos os celulares dos condôminos passam a ser um meio de comunicação muito eficiente. Ficam registradas as ocorrências na base de dados, trocas de informações e fazem parte de um monitoramento mais eficiente, pois os condôminos aos se aproximarem de seu condomínio podem visualizar as condições gerais das redondezas, como também, acessar as demais funcionalidades de um aplicativo.

Por essas e outras razões, a tecnologia realmente pode conectar as pessoas e as auxiliarem a manter um nível de parceria e comunicação num molde mais adequado com os padrões de segurança dos condôminos. Senão, qual a razão de trocar uma bela e aconchegante residência com jardim e quintal por quatro paredes se não houver segurança? O síndico pode ser bem efetivo na conscientização dos moradores ao utilizar tecnologias acessíveis a todos, aumentando efetivamente a segurança do condomínio.

Se você for uma pessoa que se preocupa com a segurança de seu condomínio, nos siga nas redes sociais. Lá você encontrará mais informações sobre este e outros assuntos! Faça download do nosso aplicativo e conheça o sistema Condlink.

 

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *