Economizar energia no condomínio: confira nossas dicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Em épocas de vacas magras, todo mundo quer economizar em alguns aspectos. Nos condomínios essa necessidade fica ainda em mais evidência porque onde há convivência coletiva, há muito desperdício e, consequentemente, oportunidade de economizar. Confira algumas dicas para economizar energia no condomínio.

Por que economizar energia?

Nos últimos meses, a população se deparou com a falta de chuvas e o aumento das contas de luz, em função disso. Isso se deu porque as termelétricas tiveram que ser ligadas, pois a capacidade de água das hidrelétricas não era suficiente para gerar a energia necessária para a manutenção do país. Pensar em economizar energia no condomínio é uma questão financeira, mas também uma questão de consciência e cuidado com os recursos naturais disponíveis no planeja. Enquanto você gasta menos com luz, também contribui para que o planeja se torne mais sustentável.

Alternativas para economizar

Um condomínio tem diversas áreas em que é possível fazer economia. Pense nas áreas comuns, nos jardins, nos corredores, nos elevadores, na parte elétrica e em uma série de outros dispositivos que podem incentivar a economia. Comece fazendo a substituição das lâmpadas. O ideal é usar modelos de lâmpadas em led, mas isso requer um investimento inicial, mas as lâmpadas podem durar até 10 vezes mais que uma lâmpada convencional. Outra alternativa importante é usar sensor de presença nas áreas comuns como jardins e salão de festas, além dos corredores dos prédios.

Recompense quem economizar

Alguns condomínios usam a política de recompensar quem economiza. Se o seu condomínio for composto por blocos, é possível criar campanhas de estímulo à economia de energia, como bônus ou prêmios para os blocos que conseguirem economizar 10% da energia em meses consecutivos, por exemplo. É interessante mostrar como os condôminos podem economizar e divulgar os resultados dos mais econômicos. Isso pode funcionar como um estímulo aos outros blocos.

Capacite e conscientize

Para conseguir economizar energia no condomínio, é importante investir em conscientização constante. Escolha formas rápidas e diretas de fazer isso. Também é importante capacitar os funcionários terceirizados a identificar alguns pontos de desperdício, como falhas na fiação ou em outros dispositivos ou até mesmo possibilidade de econômica. Aproveitar melhor a luz natural e optar por plantas ornamentais que exijam poda com menor frequência são algumas delas.

Crie alternativas de acompanhar os gastos

Para manter os gastos do condomínio sempre sob controle é importante usar mecanismos que facilitem esse acompanhamento. Algumas plataformas possibilitam essa prática e fornecem informações sobre o condomínio, comunicados, atualização de dados internos, comunicação com o síndico e com a portaria, reserva de áreas comuns, grupos de discussão, entre outras funcionalidades. A comunicação é um ponto fundamental para que o condomínio funcione. Para que as campanhas de economia e as informações referente à redução de consumo sejam acessíveis a todos, os meios de comunicação precisam funcionar e ser acessíveis. Qualquer melhoria deve ser registrada, comunicada e avaliada.

Como funciona a economia de energia no seu condomínio? Conhece outras formas de economizar energia que estão contribuindo para o seu condomínio? Compartilhe suas práticas conosco.

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *