Quais são as funções de um porteiro de condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

O porteiro de condomínio é quase um cartão de visitas de um prédio ou condomínio. Já parou para pensar nisso? Ele é uma peça fundamental no bom funcionamento do local e acaba sendo a primeira impressão que todos têm quando entram ou saem da sua casa.

Mas você sabe quais são realmente as funções de um porteiro?  Elas vão muito além de uma simples recepção e controle de quem entra ou sai do condomínio. Para que você não sobrecarregue o funcionário com funções demais ou que não cabem a ele, listamos as principais funções de um porteiro. Quer saber mais? Confira!

Controlar o acesso de visitantes

A função mais óbvia e básica de um porteiro de condomínio é controlar a entrada e a saída de todos, principalmente dos visitantes. Quando pessoas que não moram no local chegam, ele deve entrar em contato com o morador solicitado e, assim, autorizar ou não a sua entrada. 

É muito importante também salientar que isso deve ser feito na portaria, através de interfone ou aplicativos. O porteiro nunca deve abandonar o seu posto, até mesmo por questões de segurança. Se ele está na dúvida sobre quem é o visitante, por exemplo, é bom até mesmo solicitar ao morador que venha até à entrada identificá-lo pessoalmente.

Receber e distribuir correspondências e encomendas

Como moram muitas pessoas no condomínio, toda correspondência ou encomenda é entregue na portaria. O entregador nunca deve entrar! Cabe ao porteiro fazer uma triagem de tudo e encaminhar para as pessoas certas.

Se os Correios deixam pacotes, por exemplo, ele pode solicitar ao dono que ele mesmo venha pegar e assinar o recibo.

Monitorar a entrada de prestadores de serviços

Quando se trata de prestadores de serviços, a conversa muda um pouco. Na maioria dos casos, a pessoa vai ter que entrar, não é mesmo? Eletricistas, funcionários de empresas de internet ou TV a cabo, por exemplo, entram somente depois de um pedido comunicado à portaria com antecedência.

Nesses casos, o porteiro deve falar antes com o morador, com o zelador ou até mesmo com a empresa, para verificar se o serviço foi realmente solicitado e se aquela pessoa é de fato funcionária do lugar. O ideal é coletar os dados do prestador de serviço e monitorar também sua saída.

Zelar pela ordem no local

O porteiro de condomínio deve também zelar pela ordem e bom funcionamento do local, além de se relacionar bem com todos os moradores. Simpatia, aliás, é algo que nunca deve faltar. O convívio com as pessoas que ali moram é diário e um bom relacionamento entre todos é fundamental.

Para que haja uma comunicação melhor entre moradores e portaria, também é bom que o porteiro esteja preparado para utilizar novos meios como grupos virtuais e softwares de gestão de condomínio.

Conhecer os sistemas eletrônicos de segurança

tecnologia vem tomando conta de todos os lugares e a maioria dos condomínios possui sistema de segurança digital. Porém, a presença de um porteiro real ainda continua sendo essencial, já que é ele quem opera essas ferramentas.

Ele deve ficar atento às câmeras de segurança e ao sistema de alarme, dentre outros facilitadores d o seu trabalho. É bom deixar claro que, dependendo da quantidade de câmeras, o ideal é ter mais de uma pessoa na guarita para que o porteiro não acumule funções.

As funções de um porteiro de condomínio requerem muita responsabilidade, por isso, o ideal é escolher um profissional qualificado e que esteja sempre disponível e atento ao seu serviço. E você? Tem alguma experiência para compartilhar sobre o trabalho dos porteiros? Deixe nos comentários! Aproveite e faça download gratuito do aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

2 Comentários

  1. Avatar Geneci Alves de Souza

    Obrigado por prestarem os esclarecimentos de minha função é obrigações e sempre quero estar bem atento a novas experiências o guanto as minha função .

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *