índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
As festas de fim de ano estão chegando e com elas surgem preocupações referentes ao período, ainda mais para quem administra um condomínio. A decoração de natal passa longe de ser o único dever dos síndicos, que têm várias outras questões para resolver (13º salário dos funcionários, caixinhas de fim de ano, segurança, etc.). Por isso, para te ajudar a organizar melhor suas tarefas para este final de ano, selecionamos algumas dicas importantes. Vamos lá?
Planejamento de gastos
Planejar todos os gastos que as festas de fim de ano geram é um passo essencial para passar por esse período sem maiores dores de cabeça. É comum que os moradores façam viagens nessa época do ano, por isso entregue a cota do condomínio do mês de janeiro com antecedência para que os condôminos possam pagar antes de viajar. Isso evita o risco da inadimplência no condomínio.
É necessário planejar o ano seguinte também, portanto convoque uma assembleia com os moradores para que os gastos futuros possam ser discutidos. Esse processo é chamado previsão orçamentária.
Os últimos três meses do ano são caracterizados pelo aumento nas contas do condomínio por causa dos gastos gerados pelo período, por isso é importante que esse valor seja previsto e dividido em 12 meses, colocando-o junto com a cota condominial.
Segurança durante as festas de fim de ano
Nessa época do ano é comum que haja um esvaziamento do condomínio, pois a maioria dos moradores estão de férias. Porém, nem todos se preocupam com medidas de segurança, então é aconselhável que a administração do condomínio alerte e oriente os moradores sobre o tema.
Além dos moradores, os funcionários também devem estar em alerta, pois os assaltantes sabem que esse é um período propício para agir. Cursos sobre segurança são muito bem-vindos e a orientação sobre as normas de segurança são indispensáveis.
Caixinhas de fim de ano
As caixinhas de fim de ano são gastos como todos os outros, portanto devem estar previstas no orçamento anual do condomínio, e o pagamento dividido nos 12 meses do ano, junto à cota do condomínio.
Se no caso do seu condomínio esse gasto não for discutido previamente, aconselha-se que uma assembleia seja convocada e um valor seja discutido e fixado. O ideal é que esse dinheiro seja repassado ao condomínio e depois distribuído entre os funcionários, dessa forma evita-se constrangimentos no caso de algum condômino se recusar a participar.
Ressalta-se que não é uma obrigação do condomínio oferecer a caixinha de fim de ano, portanto este tema tem que ser discutido em assembleia entre os moradores.
Decoração para as festas de fim de ano
Na hora de fazer a compra dos itens de decoração para o condomínio, priorize decorativos que possam ser reutilizados nos anos seguintes.
Procurar ajuda entre os moradores do condomínio também é uma alternativa, já que às vezes você pode encontrar algum morador que seja dono de loja com experiência no ramo de decoração e também pessoas dispostas a ajudar. Aprove o orçamento em assembleia, assim como a própria decoração já que isso envolve gostos pessoais.
13º salário dos colaboradores do condomínio
De acordo com as normas da CLT, os funcionários do condomínio (contratados diretamente) devem receber o 13º salário.
Funcionários terceirizados não recebem o 13º salário do condomínio, pois isso cabe à empresa que terceiriza o trabalho; no entanto, esses funcionários geralmente recebem cestas de Natal do condomínio.
O síndico deve receber o 13º somente se no estatuto do condomínio, aprovado em assembleia, constar esse pagamento.
Preparar o condomínio para as festas de fim de ano não precisa ser uma dor de cabeça. Basta planejar e organizar gastos e processos burocráticos para iniciar o ano seguinte com tranquilidade.
Se você gostou do post, então não deixe de ler nosso outro artigo que vai te ajudar a economizar energia com as decorações de Natal. Confira!
Baixe nosso aplicativo.