6 livros sobre gestão que um síndico precisa ler já

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é síndico em um prédio ou condomínio, certamente já se viu em situações em que teve que desempenhar o papel de um líder ou administrador, não é mesmo? Isso é algo muito comum, principalmente quando o síndico não exerce essa função profissionalmente e por conta disso exerce outra atividade, não tendo os conhecimentos básicos em administração. Porém, existem soluções para problemas assim e a leitura de livros sobre gestão é uma delas.

Por esse motivo, nós elaboramos uma lista com os 6 livros sobre gestão que um síndico precisa ler já. Ficou curioso? Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

1. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

Essa obra já se tornou um clássico quando se fala em livros sobre liderança. No livro, o autor James C. Hunter narra a trajetória de Leonard Hofman, que deixa a sua vida de empresário bem-sucedido para morar em um mosteiro, local onde aprende o que realmente significa ser um líder.

2. A Essência do Líder, de Warren Bennis

Outro importante livro que aborda questões relacionadas à liderança é a obra A Essência do Líder, escrita pelo especialista em liderança Warren Bennis. O autor realizou uma minuciosa pesquisa com empresários, cientistas, pensadores e outras categorias que exercem função de liderança e apresentou resultados surpreendentes.

3. Bíblia Sagrada, de autores diversos

Independentemente da religião que você segue, também pode encontrar na Bíblia Sagrada grandes lições de liderança. Jesus Cristo é visto por muitos como um grande líder de sua época e a forma como movimentou uma multidão de pessoas até hoje serve de inspiração para muita gente.

4. Ser Síndico Não é Padecer no Condomínio, de Lino Araújo, Sergio Jafet e Gabriela Rocha

Nesse livro, os autores falam sobre assuntos relevantes para qualquer síndico de condomínio. Em forma de perguntas e respostas, os especialistas esclarecem mais de 600 dúvidas sobre leis, convivência entre vizinhos, entre outros assuntos que permeiam o dia a dia de um síndico.

5. Comunicação Dirigida e Escrita na Empresa, de Cleusa G. Gimenes Cesca

A professora de relações públicas Cleusa G. Gimenes Cesca é a autora dessa obra, que apresenta minuciosamente os principais meios e formas de realizar a comunicação escrita com os mais diversos públicos de uma empresa. Tais ensinamentos podem perfeitamente ser aplicados também em condomínios, fazendo com que o síndico aperfeiçoe a forma como se comunica com os moradores do prédio que dirige.

6. Prática Administrativa e Jurídica do Condomínio, de Adalberto de Andrade Maciel

Adalberto de Andrade Maciel é um advogado especialista em causas que envolvem condomínios e está à frente dessa obra, onde explica os artigos da constituição e de leis que estão relacionadas a condomínios e conjuntos habitacionais. Ter o entendimento da legislação de forma clara é essencial para os síndicos, portanto essa é uma leitura fundamental.

Agora que você já tem o conhecimento sobre quais são os principais livros sobre gestão que devem fazer parte da biblioteca de um síndico, é só começar a leitura e se aperfeiçoar cada vez mais. E, caso tenha alguma outra obra para indicar aos nossos leitores, deixe um comentário!

 

Baixe nosso app.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *