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Briga entre moradores do condomínio é algo que todo síndico precisa lidar eventualmente. Mesmo em meio a pessoas pacíficas e de bem com a vida, sempre há uma questão que serve de estopim para uma discussão mais ríspida. Nessas horas, o aspecto conciliador do síndico precisa falar mais alto e agir em prol da ordem, da coletividade e da paz.
Quem nunca presenciou uma briga de condomínio pode ficar perdido e sem saber qual norte tomar durante este “acontecimento”. Neste post vamos falar sobre os tipos mais comuns de discussões e como proceder para acalmar os ânimos e tomar a decisão mais inteligente. Confira!
Garagem: maior motivo de discórdia da convivência em comunidade
Por mais que pareça algo simplório, as vagas de garagem são os maiores motivos para as brigas em condomínios.
Moradores com carros maiores reclamam de vagas apertadas, idosos se queixam da dificuldade de manobrar seus veículos, e ainda têm os que culpam os descuidos do vizinho (ao manobrar ou abrir a porta) por danos na lataria e pintura de seus seus veículos.
Em casos de reclamação por vagas, o mais importante é se atentar ao regulamento interno. Alguns condomínios realizam rodízios periódicos, outros optam pelas vagas fixas, o importante é que o síndico se concentre no regulamento interno para balizar sua decisão. Em casos muito extremos, vale uma conversa mais próxima, porém, é sempre bom realçar ao condômino que todas as regras — inclusive as de garagem — deveriam ser lidas antes de concordar com a mudança para o condomínio.
Som alto e barulho
O barulho, principalmente à noite, gera muitas reclamações, por isso é bom o síndico estar preparado para lidar com brigas entre moradores motivadas pelos excessivos decibéis.
Neste caso, vale uma primeira conversa com o infrator, apresentando os pontos relacionados à lei do silêncio e também ao regulamento interno. Em caso reincidência, a multa pode ser uma solução eficaz.
Má gestão
Esse tipo de problema é bem delicado, afinal, envolve não só os moradores como também o síndico e sua atuação como gestor. Caso haja alguma dúvida diante dos rumos administrativos que o condomínio está seguindo, a solução mais simples e educada é apresentar os números, demonstrativos de receita e despesas e as atas de reunião. Em condomínio, nada é decidido sozinho, por isso, se há algo a se questionar na gestão, é necessário que o síndico aponte as decisões coletivas.
Reservas de espaços comuns
Churrasqueiras, salões de festas, piscinas. Hoje em dia os condomínios oferecem várias áreas comuns de lazer, mas elas precisam ser geridas atentamente para evitar confusões nas reservas e impedir que hajam mais brigas de condomínio.
É possível contar com soluções inteligentes e automatizadas que realizam esse trabalho para todos os condôminos, mas caso seu condomínio ainda não tenha adotado essa inovação, vale a pena registrar as reservas e divulgar os horários em locais de grande circulação, como elevadores, halls de entrada e também nas próprias áreas reservadas.
Essas são algumas das dicas que podem ser aplicadas em caso de brigas de condomínio. Lembre-se de que neste tipo de situação, o mais importante é prezar pela diplomacia e bom senso, tentando atenuar as discussões e amenizar as animosidades.
Agora que você já conhece alguns procedimentos para as brigas, que tal conhecer um pouco mais sobre situações de emergência que podem aparecer na rotina dos condomínios? Além disso, baixe o aplicativo Condlink!