Gestão do condomínio: administre como uma empresa.

Tempo de leitura: 3 minutos

Enxergar um condomínio como uma empresa é algo bastante próximo da realidade. Afinal, ainda que seja uma entidade sem fins lucrativos, um condomínio é uma pessoa jurídica que gerencia um orçamento e que tem por finalidade manter uma série de processos em funcionamento.

Se a gestão do condomínio não é feita de maneira adequada, além de não conseguir cumprir a missão que foi confiada a ele, o síndico deverá se responsabilizar pela falência de uma instituição que de interesse coletivo dos condôminos.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

Gestão do condomínio

Para evitar situações extremas, o síndico deve elaborar um planejamento cuidadoso, considerando todos os aspectos que a administração envolve nos planos:

  • financeiros;

  • fiscais;

  • de gestão de pessoal;

  • de relacionamento com condôminos;

  • de relacionamento com fornecedores;

  • entre outros.

Aliás, por analogia, os condôminos poderiam ser vistos como os clientes para quem o síndico presta os serviços de gestão condominial. Como quaisquer clientes, eles esperam receber um serviço condizente com o que pagam como taxa de condomínio.

Gestão financeira

O caixa de um condomínio precisa ser consistente. Ou seja, as receitas geradas pelas taxas de condomínio precisam ser suficientes para cobrir as despesas.

Além disso, como toda empresa saudável mantém uma reserva de capital para reinvestir em melhorias ou para cobrir despesas não previstas, o síndico deve fazer o mesmo, criando um fundo de reserva.

Esse fundo será usado, por exemplo, para cobrir gastos com reformas ou com reparos nas dependências do condomínio.

Contratação de pessoal

Da mesma forma que o gestor de uma empresa precisa contar com a assessoria de pessoas capacitadas para exercerem as funções que forem a elas delegadas, o síndico também deve se cercar de gente competente, que tenha capacidade para cumprir as tarefas que receber.

Portanto, é fundamental contratar profissionais que tenham treinamento específico para os setores nos quais vão trabalhar e que eles se ocupem somente das funções para as quais foram contratados. Agindo sem improvisos, o síndico consegue evitar problemas com a qualidade do serviço e ações na Justiça do Trabalho.

Por exemplo: se uma pessoa contratada para trabalhar na faxina do condomínio passa a atuar na portaria, é bastante provável que ela não tenha a capacidade para cumprir bem as funções de porteiro. Além disso, esse desvio de função pode gerar um motivo de ação trabalhista no futuro.

Seleção de fornecedores

As empresas eficientes só contratam serviços ou adquirem produtos de fornecedores de qualidade, e o mesmo deve valer para um condomínio.

Naturalmente, o preço e as condições de pagamento devem ser considerados no processo de seleção. Contudo, também é indispensável levar em conta que o que for adquirido precisa ter boa qualidade.

Às vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro por um produto que apresenta melhor rendimento ou por um serviço que seja bem executado do que gastar pouco com algo que não atenderá às reais necessidades do condomínio ou que precise ser refeito.

Assessoria profissional

O síndico que administra o condomínio como se ele fosse uma empresa não dispensa a assessoria de, pelo menos, um bom advogado e de um contador que entenda de contabilidade condominial.

Software

Por fim, da mesma forma que uma empresa eficiente também não dispensa softwares especializados nos processos que desenvolve, o síndico também não deve abrir mão de um programa especializado na gestão de condomínio. Com esse recurso, certamente ele tornará a própria administração muito mais eficiente e muito menos trabalhosa.

Agora que você já sabe que é possível cuidar da gestão do condomínio como se ele fosse uma empresa, baixe o e-book “Manual para reduzir custos com a gestão de condomínios“!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *