Tempo de leitura: 2 minutos
Para a operação comercial de portaria remota ou virtual nos condomínios, é necessário contar com um ótimo serviço de internet.
Afinal, é dessa maneira que a operação vai rodar com a segurança e confiabilidade que os condomínios precisam.
Pensando nisso, nós da Condlink apresentamos as características de links convencionais e dedicados para você tirar as conclusões de qual a melhor solução para o seu condomínio.
Links convencionais X links dedicados
Os links convencionais são aqueles em que o serviço de internet é disponibilizado para diversos usuários, utilizando a mesma porta (link).
Essa é uma prática para usuários residenciais, que vão utilizar a internet para lazer no dia a dia.
Porém, por colocar diversas contas em um link só, as instabilidades são comuns, uma vez que, se o servidor da qual aquele link está ligado oscilar, diversas contas são afetadas e o serviço pode ficar indisponível.
Já o link dedicado é o oposto. As contas que possuem esse serviço, tem a vantagem de estarem alocados em servidores “mais vazios”, ou seja, com menos portas conectadas. Isso reduz o risco de sobrecarga e garante menos instabilidades e oscilações.
Outro link que não podemos deixar de fora é o de Fibra Ótica, visto que, junto com os convencionais, tem atendido muito bem clientes, reduzindo custos diante de links dedicados.
Qual o mais vantajoso?
O Brasil conta com um dos piores serviços de internet.
Apesar que, a maioria das operadoras já trocaram sua estrutura para ofertar a rápida fibra ótica, a realidade no país ainda é muito complicada.
Diversas cidades ainda contam com tecnologias antigas, como o rádio e o link ponto-a-ponto.
Sendo assim, o link dedicado acaba sendo uma opção inviável para a maioria dos condomínios, pois exige um grande investimento inicial.
Nesses casos, nossa opinião é que os links convencionais e de Fibra Ótica são ótimas opções, pois conseguem entregar um resultado eficiente, com um bom custo-benefício.
Mas, não podemos esquecer que, para serviços como a portaria remota/virtual, não é possível contar com apenas um serviço, por mais confiável que seja.
Logo, é necessário ter um segundo link de garantia, preferencialmente se for de fibra ótica ou de redundância. Entretanto, tudo depende da disponibilidade de serviços da cidade em questão.
Portanto, é muito importante que você faça uma análise das internets disponíveis na sua região antes de tomar uma decisão, sempre considerando custo e os benefícios.
A vantagem do nosso software, é que a Condlink se adequa a necessidade e realidade de cada cliente, podendo ter 100% em nuvem com o serviço de link dedicado, ou 100% em nuvem com 2 links convencionais.
Para saber mais sobre a solução, entre em contato com nossos especialistas.