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Você consegue lembrar como era a rotina do seu condomínio antes da pandemia da COVID-19?
Os impactos do isolamento social foram sentidos em diversas áreas, especialmente na demanda de delivery na rotina condominial.
Nos espaços comerciais, já era bastante comum a frequência dessas entregas, principalmente referente a refeições.
Porém, correspondências também eram entregues, uma vez que as pessoas – muitas vezes – não tinham ninguém em casa para receber suas encomendas.
Sendo assim, os condomínios residenciais foram os que mais sentiram o aumento descontrolado do consumo por internet e entrega via delivery.
Como a pandemia afetou a rotina de delivery no condomínio?
Na era antes do coronavírus, os condomínios precisavam lidar com o alto fluxo de visitantes e prestadores de serviço.
Porém, com o avanço da doença e as normas de isolamento, muitos proibiram (ou reduziram significativamente) a vinda desses profissionais.
Em contrapartida, os deliverys cresceram em um número exponencial e isso impactou diretamente a rotina da portaria – seja ela remota ou presencial.
Quando existe a portaria presencial, na maioria dos espaços residenciais, o entregador chega com a encomenda e precisa aguardar na portaria enquanto o morador é interfonado e vem retirar a mesma.
Em outros, mais modernos, o entregador deixa a compra em um espaço reservado para isso – que pode contar até com geladeira – e segue seu caminho.
E em casos onde o modelo é a portaria remota?
Quando falamos do modelo de portaria à distância, a situação é bem mais delicada e exige ainda mais cuidado, principalmente dos próprios moradores.
É papel da administração estabelecer regras e normas clara, visando a segurança de todos – tanto referente a transmissão da doença, quanto integridade do local. Portanto, vai algumas dicas úteis:
- Adapte a estrutura física do local: o ideal é que o seu condomínio faça a instalação de um passa volumes de entregas, seguro pois não necessita que o morador abra os portões para receber uma encomenda.
- Tenha regras claras para delivery: sempre estabeleça normas de segurança e principalmente de organização para não atrapalhar a rotina do condomínio. Tempo de espera do motoboy, horário permitido (se for pertinente), etc;
- Avisos de conscientização: sempre poste avisos para conscientizar seus moradores desse tema. Seja no elevador, na área do condômino, aplicativo do morador, o importante é sempre reforçar a importância desses comportamentos seguros.
- Em condomínios de Portaria Remota: a sugestão é que a central atenda o entregador, em seguida entre em contato com o condômino, o qual deverá descer e receber a encomenda.
Especialmente nesse período de pandemia, nunca foi tão importante a segurança. Portanto, tome ações rápidas e eficazes para suportar o crescimento do delivery no seu condomínio, sem prejudicar a rotina ou ameaçar todos.
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