Tamanho de condomínio: quando é viável a implantação de portaria remota?

Tempo de leitura: 4 minutos

Implantação de portaria remota ou híbrida? Quando devo considerar uma opção e a partir de quando a outra?

Essa é uma dúvida comum entre os administradores de condomínio, especialmente agora. Depois de longos meses de isolamento social, suspensão das atividades e tantas perdas, a retomada está ocorrendo gradualmente.

Com a reabertura da economia e flexibilização da quarentena, as assembleias voltaram com tudo. Logo, a discussão sobre o modelo de portaria remota, também está em alta.

Porém, qual o melhor modelo para o meu condomínio: Portaria 100% remota ou híbrida?

Quem busca o modelo de portaria remota, deseja basicamente 3 pontos: eficiência, segurança e redução de custos com funcionários. 

Porém, é preciso ter em mente se o empreendimento está pronto para esse modelo. E, caso ainda reste a dúvida, buscar compreender qual tipo é ideal para o local.

Pensando nisso, produzimos esse conteúdo para te ajudar nessa tomada de decisão. Abaixo, entenda melhor sobre o tema e escolha a que mais se encaixa com a realidade do seu condomínio.

Portaria 100% remota:

Nesse modelo, todas as operações da portaria são realizadas por uma central. Ela presta todos os serviços da convencional:

  • Controle de entrada e saída – tanto de moradores, quanto visitantes/prestadores de serviço – sendo facilitado através da tecnologia QR Code, ou acionamento da central, liberando o acesso;
  • Controle de entrada e saída de veículos;
  • Recebimento e aviso de correspondências e entregas;
  • Atendimento às necessidades de moradores;
  • Gerenciamento do acesso das áreas comuns – piscinas, salão de festas, academias;
  • Entre outras diversas atividades.

Claro que, algumas ações são adaptadas para a realidade do tipo remoto. E, ela é um modelo extremamente eficiente (tanto do ponto de vista de redução de custos, quanto segurança) para condomínios de até 80 unidades. 

Portaria híbrida

Já no modelo híbrido, como o próprio nome sugere, existe a coexistência do tipo tradicional com o remoto.

Normalmente, os empreendimentos utilizam a portaria convencional até as 18 horas. Após esse horário, durante o restante da madrugada, até o horário comercial, a central de portaria remota assume todas as funções necessárias, como o atendimento da linha de serviços.

Enquanto isso, o vigilante fica responsável por garantir a ordem e a segurança no local, fazendo suas rondas e repassando as informações para a central. 

Esse padrão é recomendado para condomínios com mais de 150 unidades.

E o que devo levar em conta antes de decidir pela portaria 100% remota ou híbrida?

Para esses empreendimentos que citamos, se o desejo de buscar a redução de custo está norteando essa mudança, é preciso repensar e levar alguns pontos em consideração.

Primeiro ponto: a demanda solicitada pela quantidade de moradores do local, vai subir o custo com a central – que terá que dar conta de atender tantos chamados. Isso encarece o serviço e demonstra que o modelo 100% remoto não é o ideal.

Fora isso, sempre questione alguns pontos essenciais:

  1. Quantas portas que necessitam de controle de acesso, tem o seu condomínio? Conte com as áreas de lazer que necessitam dessa atenção.
  2. Qual o volume de entrada de pedestres? Existem as clausuras – os dois portões no acesso na entrada, para aumentar a segurança? E, caso afirmativo, elas são utilizadas separadamente para moradores e outra para os visitantes/prestadores de serviço? 
  3. Implantar a portaria remota na minha realidade, não vai gerar uma fila gigantesca no condomínio, aguardando a liberação?

Por esse motivo, é preciso que os administradores avaliem: como posso reduzir custos e ainda ter mais facilidade? O modelo híbrido pode ser a saída ideal para você!

Porém, ao optar pelo modelo híbrido, escolha a plataforma certa!

Para se ter segurança, confiabilidade e histórico de todos os dados, o sistema tem que ser capaz de suportar os dois modelos.

E, felizmente, você encontrou a plataforma certa para isso! O Condlink é o único software do mercado que é unificado para os dois modelos, podendo se integrar ao modelo convencional e remoto facilmente, garantindo a gestão completa.

Além disso, oferecemos diversas soluções, tecnologias inovadoras que vão transformar o seu condomínio, trazendo facilidade e ainda mais segurança para todos! O que está esperando para conhecer nosso sistema?

Sobre Ivan Bermudes

Avatar

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *