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Mais uma vez trazemos aqui no nosso blog o tema da atualidade: a pandemia do COVID-19 e suas consequências para os condomínios.
Afinal, nunca antes houve um momento com as pessoas mais tempo em casa.
Todo esse cenário, junto ao isolamento social, trouxeram à superfície muitos conflitos e problemas. E, a administração com o síndico, tiveram que encontrar saídas para lidar com esse momento.
A seguir, vamos dar algumas dicas práticas para tornar essa convivência mais harmoniosa para todos – moradores e administração. Vamos lá?
Como ter equilíbrio e boa convivência com as pessoas por mais tempo em casa?
O coronavírus trouxe consequências para todo o mundo: complicações na área da saúde, pessoas estressadas por não saírem de casa, empresas em home office, demissões em massa, entre várias outras.
Isso tudo levou a um cenário crítico, que trouxe mudanças comportamentais significativas – e que poderão durar para sempre.
Mesmo se tendo a certeza que essa crise está cada dia mais próxima de acabar e a vacina vai chegar, a situação está cada dia mais alarmante.
Todos que do dia para noite tiveram que mudar totalmente seus hábitos e tendo que lidar com as pessoas mais tempo em casa, é a receita para um grande caldeirão ferver.
E como a administração condominial deve gerir essa situação caótica?
A administração se viu em um momento delicado: conflitos e demandas aumentaram exponencialmente. E os moradores se tornaram cada dia mais participativos e exigentes.
As administradoras estão tendo que lidar com mais demandas e conflitos, enquanto os moradores estão mais participativos e exigentes.
Então, como lidar com a rotina administrativa que já é bem desgastante e, ainda, manejar todo esse cenário? Bom, temos algumas dicas simples, mas que podem ser a solução para esses conflitos:
- Transparência sempre! Com os moradores mais ativos e participativos, se o seu condomínio não puder contar com a assembleia virtual para discutir e levar as informações, então use a criatividade. Comunicados, um site atualizado, informativos nas áreas comuns, abertura de conselhos de moradores.
- Reduza custos sempre que possível: muitas famílias tiveram queda em sua renda e a redução de custos é uma pauta importante. Faça uma avaliação do financeiro do condomínio e verifique o que pode ser cortado e reduzido para que isso seja possível.
- Comunicação é tudo: Evite grupos de WhatsApp. Em um ambiente inflamado com pessoas irritadas, isso pode sair do controle. Opte por resolver as situações diretamente com os envolvidos, com uma comunicação clara, calma e centrada.
- Mostre sempre as novidades e melhorias: Demonstrar que apesar do momento, o condomínio está tendo melhorias e trazendo novidades, é uma ótima maneira de unir os moradores e trazer tranquilidade.
- Lide com críticas e sugestões: Cada vez mais as críticas e/ou sugestões vão fazer parte da rotina. Não dê respostas vagas ou fuja dessas situações, isso só vai trazer mais desgaste. O que não puder ser respondido na hora, passe um prazo mas sempre de uma devolutiva objetiva. Traga moradores para perto da administração, promovendo mais integração entre todos.
- Incentive boas práticas: Ainda mais com a pandemia, viver em comunidade nunca exigiu tanto cuidado e respeito de todos. Invista em comunicados sobre as regras e dicas de como manter o ambiente limpo e seguro. Leve essa consciência para o morador, promova ambientes mais saudáveis e com discussões construtivas.
Lembre-se que a fase crítica é passageira e logo isso irá passar. Mas, uma boa administração e uma convivência excelente irão perdurar mesmo depois da COVID-19 ter ido embora!