índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Todo síndico tem muitas preocupações diariamente. São despesas fixas, algumas imprevistas, pedidos de moradores e decisões de assembleias condominiais. E para poder atender a todas essas necessidades — recorrentes em condomínios —, o responsável precisa ter controle dos recursos financeiros e das despesas, inclusive dos saldos futuros disponíveis.
Sem a previsão orçamentária, é muito difícil e ineficiente planejar ações e prioridades, saber quais serão as disponibilidades em determinado período e tentar reduzir custos para sobrar mais dinheiro a ser aplicado em melhorias e manutenções.
Veja como a previsão se faz vantajosa para o síndico, e o conjunto residencial, quando é tida como ferramenta de apoio ao seu trabalho.
Prevenção contra taxações extras
Não é hipótese descartável precisar cobrar taxa extra em mensalidades para poder contratar determinado serviço de manutenção ou realização de melhoria. É claro que pode ser por conta de algum acidente ou imprevisto. Mas quando isso ocorre geralmente é por não haver um trabalho de controle e análise preditiva de orçamento.
Quando a prática é mantida de maneira correta, os recursos são bem gerenciados e há disponibilidades em momentos em que elas se fazem necessárias. Assim, evita-se a taxação adicional sobre os moradores.
Por exemplo, ainda que seja constatado que não haverá caixa suficiente para uma inspeção de rotina na rede hidráulica, a previsão orçamentária possibilita que o síndico reduza custos ou busque outra solução previamente que não seja a oneração dos residentes, como negociação com prestadores por prazos e menores preços.
Identificação de prioridades
É claro que moradores de condomínios sempre desejam que todo o necessário seja feito. Porém, pode não ser possível. Mas ainda pior do que isso é o síndico perceber a impossibilidade tarde demais.
Com a manutenção de um orçamento preditivo, o responsável pode livrar os moradores de taxas extras, como vimos, e ainda assim não abrir mão de realizar os aperfeiçoamentos mais importantes.
Na hipótese da necessidade de uma pintura ser renovada e ao mesmo tempo de se melhorar a acessibilidade a idosos e deficientes, a segunda é prioridade. Então, o responsável pode assegurar a realização da reforma e planejar a pintura para depois.
Adequação da mensalidade condominial
Prever as receitas e despesas de um residencial auxilia na adequação das mensalidades à realidade do conjunto. A prática constata possibilidade de maior geração de custos futuramente e se a arrecadação suportará os valores.
Em geral, a saída é aumentar a mensalidade condominial. Porém, é mais fácil a todos e menos impactante inserir uma pequena porcentagem com bastante antecedência do que adicionar uma grande taxa extra posteriormente.
O ideal é sempre calcular e definir um número que possa ser o mesmo durante todo o período previsto — prioritariamente de um ano. E para fazer isso é fundamental que o planejamento das finanças futuras esteja em dia.
Aumento de eficiência na prestação de contas
Anualmente — ou em períodos menores, a depender do estatuto — o síndico tem de apresentar fluxo de caixa, arrecadação, despesas fixas e variáveis, gastos imprevistos e todos os pontos que tangem à movimentação financeira condominial.
Com a previsão orçamentária, é menor o risco de haver surpresas negativas na prestação de contas. E se torna mais fácil a todos entendê-la e avaliá-la, principalmente a relacionando com a referente previsão.
Além disso, a ferramenta possibilita que na relação com prestações passadas, metas sejam estabelecidas para infraestrutura e finanças — analisadas posteriormente no fechamento do período determinado.
Você tira proveito da previsão de orçamento para condomínios no seu trabalho de gestão como síndico? Precisa de mais alguma ferramenta que melhore sua experiência ou dos condôminos? Conte para nós nos comentários!
Baixe nosso aplicativo.