5 conceitos que todo bom síndico deve saber

Tempo de leitura: 3 minutos

Você era morador de um condomínio, acabou se tornando síndico e agora precisa estar por dentro das obrigações e tendências desse tipo de atividade? Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinho nessa. É cada vez mais comum que os condomínios tenham como síndico uma pessoa que trabalha em outro emprego durante o dia e, nas horas vagas, se dedica a essa atividade.

E foi pensando em você, síndico de primeira viagem, que elaboramos uma lista com cinco conceitos que todo bom síndico deve saber. Vamos lá?

Regulamento interno

É comum que todo condomínio tenha suas regras e especificações. Há, por exemplo, condomínios que permitem a criação de animais nos apartamentos e outros não, que limitam horários para uso das áreas comuns, etc. O regulamento interno, portanto, nada mais é do que uma espécie de constituição que regulamenta as normas e regras que devem ser seguidas pelos moradores.

Para ter um regulamento interno justo e dentro da lei, é importante que seja elaborado após diversas reuniões com os condôminos, ouvindo as opiniões e sugestões de todos, que devem entrar em consenso quanto às regras estabelecidas. Na elaboração do documento também é sugerida a presença de um advogado especializado em Direito Imobiliário, para que os erros sejam evitados.

Conselhos do condomínio

A administração de um condomínio não é muito diferente da administração de uma empresa, por exemplo. Dentro desse contexto, o síndico representaria o diretor geral de uma empresa, tendo pessoas de confiança liderando os mais diversos setores da organização.

Dessa forma, diferentes moradores podem ser responsáveis por diferentes atividades em um condomínio. É possível criar um conselho para finanças, outro para cobranças, outro para contratação de funcionários, etc. Assim, o síndico tem o seu trabalho reduzido, contando com o auxílio de outros moradores.

Assembleia geral

A assembleia geral é uma espécie de reunião periódica em que todos os moradores são convocados para debater assuntos de interesse geral e tomar as decisões em conjunto. Recomenda-se que as assembleias gerais sejam feitas em períodos pre-determinados, como semestralmente, por exemplo. Ou então, convocadas de forma emergencial, quando ocorrer alguma situação que deve ser resolvida imediatamente.

O síndico também pode utilizar da assembleia geral para expor documentos, como relatórios de gastos para os condôminos.

Autoridade

Assim como o diretor de uma empresa é visto como uma figura de autoridade, o síndico também deve ser. Isso não quer dizer que você precisa ser rude ou autoritário com os moradores, mas deve ter seriedade nas questões relativas ao condomínio, como a cobrança de taxas ou no ato de exigir que as regras sejam cumpridas.

Finanças condominiais

Geralmente os condomínios cobram uma taxa fixa dos moradores e esse dinheiro arrecadado deve ser utilizado inteiramente para a gestão financeira do ambiente, como o pagamento de funcionários, limpeza e manutenção das áreas comuns, etc.

Além da taxa mensal, também fazem parte das finanças condominiais as taxas extras, que podem ser cobradas, por exemplo, quando o condomínio precisa fazer uma reforma emergencial. No entanto, vale lembrar que as taxas extras não podem ser simplesmente impostas, elas devem ser aprovadas pela maioria dos moradores nas assembleias.

Conhecendo e colocando em prática esses cinco conceitos, nós temos certeza de que você irá se tornar um síndico de muito sucesso. Caso tenha ainda alguma dúvida, deixe um comentário e responderemos prontamente.

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

4 Comentários

  1. Avatar Marli

    a convenção condominial reza que o sindico pode ser reeleito com 2 anos, num total de 4 anos, acontece que são 20 moradores na maioria idosos e viajantes, e querem que eu continue na sindicância, não queremos recorrer a administradora pq, seria onoroso, nosso condomínio é pequeno e taxa condominial abaixo de R$200,
    é legal reeleger em Assembléia o msm síndico? Vimods que existem síndico exercendo há 30 anos ou mais…

    Responder
  2. Avatar Rotineira da silva

    Sou síndica tenho problemas com alguns moradores são os muitos teimosos provocadores etc. E também a taxa do condomínio é muito pouca não é da pra fazer graze nada o que eu devo fazer

    Responder
    1. Avatar Rotineira da silva

      Nos não temos advogado gostaria de saber como eu posso conversar com os moradores sobre o aumento da taxa do condomínio porque está difícil fala com eles sobre isso já tentei mais esta difícil você pode me ajudar por favor. Obrigado

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *